Depois de 211 quilômetros de Laguna até Nova Veneza os 160 pilotos que participam do Rally Serramar fazem um pit stop na Capital Catarinense da Gastronomia Italiana. A chegada aconteceu a partir das 14h30, na praça da Chaminé. No primeiro dia de prova, os pilotos tiram um trajeto de muita areia, o que tornou a prova sem muitos obstáculos.
Segundo o organizador do evento, Erasmo Balbinot, a primeira etapa da prova foi muito tranquila. “ Não houve trechos difíceis, a partir de amanhã, a prova contará com um percurso de muito pedra e escorregadio. Hoje à noite eles recebem o brienfing oficial. ”
Ainda na programação, os pilotos participam de um jantar tipico italiano e serão presenteados com os personagens do Carnevale di Venezia.
Ele enalteceu que a cidade entrou na rota, por contar com inúmeros atrativos e belezas culturais. “Nova Veneza é uma cidade que cresce no turismo e sabe receber. A prova é um desafio e mostra para o Brasil que o nosso estado consegue realizar também provas de Enduro como no Nordeste.”
O piloto mineiro, Rodrigo Amaral falou sobre a diferença da pista. “Percorremos trilhas muito arenosas, não fui muito bem na prova, em função de um dúvida de referência que não estava desenhada perdi um ponto. O percurso é bem diferente do que estou acostumado”.
A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni comentou que a cidade ganhou um presente dos organizadores do evento. “Os pilotos terão a oportunidade de conhecer um pouco de nossa cidade e cultura. Eles veem de diversas regiões do estado e levaram um pouco da Nova Veneza.”
O rally iniciou na quarta-feira, 2 de maio, e encerra no sábado, dia 5, em Garopaba. A competição de moto é valida pelos Campeonatos Brasileiro, Sulbrasileiro, Catarinense e Copa ASCPE e a disputa de quadriciclo pelo Campeonato Brasileiro da categoria Turismo. A prova é homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e organizada pela Federação Catarinense de Motociclismo (FCM).
O Rally percorrerá quinze municípios com paradas em quatro cidades no Sul de Santa Catarina. Além de Laguna, os pilotos e suas equipes pernoitam em Nova Veneza, Gravatal, Garopaba, onde serão realizadas programações artísticas e cultuarais para entreter o público e os competidores. São 583 km de trilha em meio a paisagens deslumbrantes, revelando toda a beleza e a singularidade do estado catarinense.
Fotos: Willians Biehl – Texto: Cris Freitas