O município de Nova Veneza ainda contabiliza os prejuízos causados pela chuva de granizo que atingiu a cidade na tarde da última segunda-feira (11). Embora o levantamento da Epagri ainda não esteja concluído, já é possível assegurar que as perdas ultrapassam R$ 1 milhão segundo os agricultores.
As principais comunidades atingidas foram Linha Reta, Linha de Mattia e Sanga Curta. As informações preliminares dão conta de uma perda de 300 hectares, ou seja, algo em torno de 25 a 30 mil sacas de arroz. Nova Veneza já está com situação de emergência decretada devido a estiagem do fim do ano passado.
O prefeito Evandro Gava, o vice, Zé Spilere, e os vereadores Alberto Ranacoski, o Betão, e Eloir Minatto, o Biro-Biro, acompanharam os agricultores nesta segunda-feira (13). “Alguns agricultores estão perdendo tudo pela segunda vez. Primeiro a estiagem, desta vez a chuva e o granizo. Isso afetará diretamente também a economia do município”, afirmou o prefeito.
Nesta quinta-feira (14), autoridades e rizicultores terão audiência com o Secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, na busca de linhas de crédito a juro zero, sementes e maquinário para recomeçar o plantio novamente. O prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, também participará.