Paulo Ricardo – Viva a Sabedoria!

Paulo Ricardo - Viva a Sabedoria!

É com grande satisfação que estamos disponibilizando aos leitores algo da parte do Pai. Nesta oportunidade, iremos descrever, em poucas palavras, acerca dos adjetivos contidos em uma palavra bela, nobre e admirável, a saber, a Sabedoria.

Vale lembrar que, sabedoria é a habilidade de direcionar a mente de uma pessoa ao entendimento completo da vida humana e a sua realização moral. É também uma capacidade especial, necessária para a vivência humana completa; pode ser adquirida por meio da educação e aplicação da mente. Entretanto, se formos aprofundar um pouco mais, quer dizer, se explicitarmos de maneira espiritual, ela vai além dos horizontes e capacidades humanas.

Diga-se de passagem que uma das pessoas mais sábias que existiu no mundo, depois da santíssima trindade (é claro!), foi o rei Salomão. Esse homem amou e agradou tanto a Deus que em um sonho o Senhor fez-lhe a seguinte declaração: “Pede o que queres e eu te darei”, Salomão não hesitou e instantaneamente pediu sabedoria para saber lidar com as pessoas. A partir daí, o Criador não lhe deu apenas capacidades para ser sábio, mas também riqueza e fama (1 Reis 3. 5 ao 13). Como prova de que não era um sonho comum, pouco tempo depois, duas mulheres deram a luz praticamente na mesma época, elas apresentaram-se diante do rei com um sério problema: O filho de uma havia falecido durante a noite e esta trocou seu bebê morto pelo vivo, sem que a outra mãe percebesse. Ambas discutiram a respeito de quem era a criança viva diante do rei e ele pediu uma espada e ordenou a um de seus servos que dividisse a criança ao meio, a fim de que cada uma ficasse com uma parte da criança. Logo, a verdadeira genitora impediu o ato, oferecendo seu filho à outra. Imediatamente Salomão identificou quem era a legítima mãe.

Todo povo ficou sabendo da profunda sabedoria que Deus dera a ele ( 1 Reis 3. 16 ao 28). Na verdade, houve muitos outros fatos depois deste, além de livros escritos por ele, que comprovaram inteligência e capacidade extraordinárias oriundas de Deus na vida desse grande homem.

A Palavra de Deus diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria…” (Provérbios 1.7) e (Salmos 111.10). Por isso, todos quantos desejam ser sábios, devem, antes de mais nada, obedecer e respeitar ao Senhor. É importante salientar que, a sabedoria que vem do alto é inigualável, portanto, ela não depende de estudo, nem de intelecto humanos, mas da comunhão sincera com o Criador.
Muitas são as qualidades inseridas na sabedoria emanada de Deus. Em primeiro lugar, ela é mais valiosa do que ouro e prata (Provérbios 16.16). O sábio Salomão afirmou, certa vez, que ela é melhor e mais valiosa do que as joias e nada pode se comparar a mesma (Provérbios 8.11). Ademais, ela discerne bem tudo e dificilmente se deixa confundir. Toda casa (pessoa, família, etc.) é bem edificada quando há sabedoria (Provérbios 24.3). Sua vida está de mal a pior? E sua família como está? E o seu lar reina paz e harmonia? E seus negócios? Como andam? … Será que não falta um pouco de sabedoria para administrar tudo? …
Em suma, a sabedoria vale mais do que tudo, por isso, para adquiri-la, faça como Salomão – ame e agrade a Deus – e peça a Ele com fé, não duvidando. Leia na sua bíblia: (Tiago 1. 5 ao 8).

Obs.: Poderíamos citar muitos outros adjetivos que envolvem a palavra sabedoria, porém, não queremos nos estender demasiadamente, de modo que a leitura não se torne exaustiva. Portanto, na próxima oportunidade escreveremos um pouco mais sobre esse assunto. Até lá!