Paulo Ricardo: O Plano de Deus

Qual é a vontade de Deus?

O ser humano tem o costume de culpar Deus, ainda que inconscientemente. Pensamos que tudo acontece por que Deus quis, ou seja, há inúmeras frases citadas, tais como: “Deus quis assim; foi a vontade de Deus… ”. É bom lembrar que, muitas vezes, nós antecipamos os acontecimentos; por exemplo, se um cidadão começar a usar drogas ou similares, desenfreadamente, com certeza afetará sua saúde e abreviará seus dias; ainda, se uma pessoa não cuida da alimentação, com certeza sua saúde será atingida. Se tudo ocorresse conforme a vontade de Deus, a obediência predominaria sobre a humanidade.

Entretanto, vale lembrar que, nem todos obedecem ao querer Divino, por isso, Deus não pode cumprir Seu propósito na vida de muitos. Sabemos que Deus está no controle de tudo, porém, Ele respeita o livre arbítrio de cada um.

O Criador não tem alegria na morte, principalmente daqueles que não se filiaram a Ele por meio de Cristo: “Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do infiel? Diz o Senhor Deus; não desejo eu que se converta dos seus maus caminhos e viva?” (Ezequiel 18.23). Em contrapartida: “Preciosa é a vista do Senhor a morte dos seus santos” (Salmos 116.15).

Certa vez, uma criança de 7 anos de idade disse mais ou menos assim: “Eu não gosto de Deus!” E continuou: “Porque Ele levou o meu pai e eu não queria que Ele levasse meu pai”. Certamente alguém citou frases do tipo: “Deus quis assim”, “foi a vontade de Deus”, “Deus sabe a hora de cada um”, ou talvez: “Deus sabe o que faz”. Será que realmente foi o querer de Deus levar o homem naquele momento?

Atrocidades, violência, morte, etc., muitas vezes, são provocadas pelo próprio homem. A verdadeira vontade de Deus é esta: “Ele quer que todos os homens se salvem. E venham ter o pleno conhecimento da verdade”. E qual é a verdade? O verso seguinte responde: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” (1Timóteo 2.5). Conforme visto em matérias anteriores, somente em Cristo há esperança de vida eterna. Afinal de contas, todos morrerão fisicamente e, com base nesta afirmação, nada melhor do que estar com Cristo aqui na terra, a fim de permanecermos com Ele no porvir – esta é a vontade do Senhor!

Ainda, acerca do Plano de Deus, vale lembrar também que, Ele fez o homem bom, porém, o próprio homem escolheu o erro (Eclesiastes 7.29); ademais, o homem seria imortal, todavia, falhou, desobedecendo ao Criador (Gênesis 3.22). O próprio ser humano impede  os propósitos de Deus!

O Plano de Deus é bom e só será realizado em sua vida quando você permitir.

Um Comentário