Paulo Ricardo: O Sábio (2ª Parte)

Paulo Ricardo: O Sábio (2ª Parte)

Muitas pessoas sonham ter uma vida melhor; ser felizes, satisfeitos, ser mais inteligente, acertar mais, errar menos, ser famoso, escrever livros, etc. E você?

O sábio Salomão escreveu três livros após o Criador ter-lhe outorgado sabedoria, são eles: Cantares, Provérbios e Eclesiastes. Além disso, compôs alguns hinos, mais conhecidos como Salmos. Experimente ler os livros citados e notarás a essência de uma sabedoria incomum nos escritos dos mesmos.

Para finalizar este conteúdo – quando na verdade não há fim – conforme dito na matéria anterior; destacaremos, em poucas palavras, outros personagens bíblicos que provaram ser possuidores de sabedoria Divina, por meio de atitudes e sinais. Começaremos por Daniel, Hananias, Misael e Azarias, eles despertaram grande admiração perante o rei Nabucodonosor, por causa da tamanha sabedoria que se achava neles (Daniel 1. 19,20). Estes homens realmente eram tementes a Deus. Quem verdadeiramente teme (respeita, obedece, etc.) a Deus é mais sábio (a) (Provérbios 1. 7).

Daniel demonstrou também ser um homem prudente, pois antes de responder ao rei acerca da revelação de um sonho de difícil interpretação (nem magos, nem encantadores revelaram), pediu um tempo e nesse ínterim orou ao Senhor, juntamente com seus três companheiros, ao passo que Deus revelara o sonho à ele. É importante ressaltar, a partir desse contexto, que muitas pessoas estão precipitadas nos dias hodiernos, tentam interpretar sonhos, visões, dar respostas às perguntas, entre outros, mas na verdade não tomam como exemplo a atitude de Daniel, ou seja, esperar em Deus, orando, sabendo que a resposta provém dEle (Daniel 2. 17 ao 23).

Outro exemplo de sabedoria que merece ser destacado é o de Noemi e Rute, ambas perderam suas posses e seus maridos, porém a fé que elas possuíam permaneceu inabalável (Rute 1. 15 ao 18). Quantas pessoas atualmente deixam de acreditar e servir a Deus em virtude de acontecimentos drásticos e fatídicos? O homem e a mulher que não desistem da caminhada cristã por quaisquer circunstâncias que sejam, provam ser sábios.

O apóstolo Pedro também provou ser sábio, pois antes de ser um cristão verdadeiro, poucos o ouviam, pois era iracundo e inconstante. Entretanto, no momento em que obteve uma experiência real com o Poder de Deus, por meio do Espírito Santo, muitos pararam o que estavam fazendo para ouvir o primeiro sermão do apóstolo e quase 3 mil pessoas aceitaram as suas palavras e converteram-se (Atos 2. 41). Isso prova sabedoria, pois o “sábio ganha almas” (Provérbios 11. 30). Se você quer pregar a Palavra de Deus, ou simplesmente falar das grandezas de Deus, antes receba Poder da parte dEle em sua vida e seja verdadeiramente um (a) convertido (a) e não um (a) convencido (a)!

O missionário Paulo também merece destaque, pois influenciou uma geração que perdura até hoje. Paulo, além de ser sábio em suas ações, também o era na Palavra. Além dos milagres que efetuara, ao vivo e a cores, sua pregação convencia multidões, incluindo nobres, doutores, filósofos, entre outros. Ele era dotado do poder de Deus e tinha um profundo conhecimento das Escrituras Sagradas. Ele mesmo citara: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus” (1 Coríntios 2. 4 e 5). Para ser sábio (a), é necessário conhecer as Escrituras, bem como associá-las na prática diariamente.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o maior sábio da história, Jesus Cristo. Ele, por sua vez, demonstrou sabedoria tanto no amor para com o próximo, quanto na maneira de se expressar e repreender, quando necessário. Provou ser possuidor de sabedoria indizível quando atingira 12 anos de idade, discutindo sobre leis com os doutores das mesmas (Lucas 2. 41 ao 47). Os povos ficavam maravilhados a respeito dos seus ensinamentos (Lucas 4. 32). Outros se admiravam por ele ser filho de pobres e ao mesmo tempo possuir tamanho conhecimento (Mateus 13. 54 ao 56). Precisamos aprender com Jesus nestes dias.

Finalizaremos esta matéria com as sábias palavras do apóstolo Paulo, quando escreveu para a igreja em Corinto – Grécia: “Sede meus imitadores, como eu também sou de Cristo” (1 Coríntios 11. 1). Eis o porquê da sua sabedoria! Lembrando: A sabedoria do homem falha e é limitada, a de Deus, porém, é ilimitada, profunda e inexplicável.