Paulo Ricardo – O Sábio (1ª Parte)

Paulo Ricardo - O Sábio (1ª Parte)O Sábio

(1ª Parte)

Primeiramente, é bom lembrar que, todos almejam algo melhor na vida; seja na área material, conjugal, social ou até mesmo espiritual. No que diz respeito à área espiritual (penso que é a mais importante), é imprescindível que haja obediência ao querer Divino, de modo que haja êxito em todos demais âmbitos (Deuteronômio 5. 29 e 33). Para tanto, se faz necessário ser sábio.

Veremos neste tópico, algumas características da pessoa que é sábia. Vale lembrar também que, as palavras contidas nesta matéria são direcionadas tanto para os homens, quanto para as mulheres. Quero vos advertir que a sabedoria a qual iremos descrever não é comum, mas sim sobrenatural, oriunda do Criador.

Em primeiro lugar, o homem e/ou a mulher sábia faz a diferença, principalmente no que diz respeito às atitudes, ou seja, não demonstra sua sabedoria somente em palavras, mas em ações e comportamento, conforme registrou João (1João 3.18). Geralmente ela também é mansa e humilde, pois aprendeu com Jesus (Mateus 11.29). Além do mais, ele/ela sabe que o Mestre foi a pessoa mais sábia que existiu no mundo e mesmo assim não se exaltou, antes provou que possuía mansidão, simplicidade e humildade (Filipenses 2. 5 ao 11). É importante salientar que, a sabedoria de Deus é ocultada àqueles que se julgam sábios e entendidos, porém é revelada aos pequeninos (simples e humildes), conforme foi apontado por Mateus 11. 25.

Em segundo lugar, podemos observar outras peculiaridades pelas quais se destacam no sábio. Entre essas estão: a vigilância, ou seja, a pessoa pensa antes de falar e agir, sabe esperar e respeitar a hora de Deus entrar com providência em sua vida (Sl 40. 1,2) e (Eclesiastes 3. 1…). Quanto à mulher, em específico, Salomão deixa registrado em Provérbios 14. 1 que: “A mulher sábia edifica sua casa, mas a tola a destrói”. E você? Considera-se tola ou sábia?

Ainda, o sábio, conforme a visão de Deus, não vive em função de tirar vantagens (Jeremias 4. 22). Não é incrédulo, porém, aceita os mandamentos, (Provérbios 10. 8). Quem é sábio ouve atentamente aos pais, portanto, filhos ouçam seus pais.

Tantas outras são as qualidades dos que possuem sabedoria Divina, mas esgotaremos o assunto somente na próxima matéria. Na verdade, creio que este conteúdo jamais terá fim, pois a Sabedoria pertence a Deus e Ele é infinito.

Para finalizar este momento, medite no que Isaías escreveu há cerca de uns 2.700 anos: “Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, e brilhantes diante de si mesmos!” (Isaías 5. 21) e Paulo, Apóstolo de Cristo, concordando, há uns 1.900 anos atrás: “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; não sejais orgulhosos, mas sedes humildes. Não sejais sábios aos seus próprios olhos” (Romanos 12. 16).

Em suma, dependa da sabedoria Divina acima de tudo e busque-a, lembrando sempre da simplicidade e humildade!