Paulo Ricardo – EU TE VI

Para o final de 2013, preparamos um banquete para todos! Banquete este que você começa a desfrutar a partir da primeira linha a ser lida. O professor Anísio discorre, com muita propriedade, algo da parte de Deus. Confira:

EU TE VI.

Tem um texto muito interessante no capítulo 1 do livro de São João que mostra o momento em que Natanael é apresentado por Filipe a Jesus, e este declara que Natanael é um verdadeiro israelita. Natanael fica muito surpreso e pergunta a Jesus: “De onde me conheces?” Ao que Jesus responde: “Antes de Filipe te chamar eu te vi quando estavas debaixo da figueira.” Natanael ficou tão impressionado de saber que Jesus já o conhecia que não teve outra atitude a não ser prostrar-se aos pés do mestre e declarar: “Tu és o filho de Deus, Tu és o Rei de Israel”.

Não é interessante? Aquele simples homem ao perceber que era conhecido e notado, mesmo estando em um momento casual, à sombra de uma árvore, ficou tão impactado, que teve sua vida transformada. Conosco não é diferente. Na verdade todos nós temos a carência de sermos notados. Queremos que as pessoas reconheçam quem somos e o que fazemos. Precisamos receber atenção mesmo nas pequenas coisas. Mas no mundo em que vivemos não é fácil receber carinho e apreço simplesmente por ser aquilo que você é. Talvez seja por isso que tantas pessoas cometem loucuras para chamar atenção, mesmo que isso lhes custe a dignidade e às vezes a própria vida.

De fato desejamos desesperadamente sermos compreendidos e reconhecidos como pessoas de valor. “Hei, eu estou aqui! Eu sou alguém! Eu tenho um nome, uma alma que grita por reconhecimento”. Em um mundo cada vez mais tecnológico não é difícil passar despercebido, mas a maneira como Jesus nos observa é diferente, bem diferente. Ele percorre o mais íntimo de nosso ser, sabe todos os detalhes, nos conhece melhor do que nós mesmos, e a intenção dEle não é xeretar e nos expor em constrangimento e vergonha como muitos têm prazer em fazer com as pessoas. A intenção do Senhor é trazer cura para a nossa alma, consolo, proteção, perdão, vida…

Ah! Se soubéssemos com profundidade o plano de Deus para nossas vidas, não perderíamos tempo com tantas bobagens. Eu e você podemos nos sentir desvalorizados ou injustiçados, todavia temos a boa notícia de que há um Deus que observa os grandes acontecimentos e os pequenos detalhes, alguém que de fato se importa conosco.

Jesus viu Natanael descansando embaixo de uma árvore, o Criador também te observa em cada dia de sua vida. E o melhor é que eu e você não precisamos impressionar Jesus, afinal, nós não conseguimos enganá-lo; não adiantar disfarçar, Ele conhece nossa realidade. Quando buscamos respostas e reconhecimento no mundo que nos rodeia, acabamos frustrados. Entretanto, assim como Natanael, quando reconhecemos que Ele é a solução para a nossa vida de questionamentos, algo novo acontece conosco, uma vida com graça desperta em nós, e nosso valor é restaurado pelo Espírito de Deus.

“Hei, eu sou alguém de valor! Eu sou notado e amado! Eu não estou só!” Que você possa ter como principal meta para 2014 conhecer e deixar ser conhecido por Jesus. Assim como Natanael, se prostre aos pés dEle e reconheça que somente Ele pode penetrar no mais íntimo de seu ser e dar o sentido para o viver que você tanto procura, não importa onde você esteja, mesmo que seja debaixo de uma simples árvore.

Shalom Adonai!

Por: Anísio Junior Pereira de Souza

Um Comentário