Parceria entre Colégio Unesc e Escola de Idiomas oportuniza diferenciais na proposta de imersão bilíngue

Projeto implementado em 2022 atende alunos 1º ao 5º ano matriculados nas atividades em tempo integral na escola

corporar a língua inglesa desde cedo no aprendizado da criança é fundamental para oportunizar uma conexão com o mundo. O aprendizado do idioma se mostra ainda mais importante tendo em vista a ampla gama de possibilidades de contato com a língua por meio de obras, desenhos, filmes, músicas, jogos, aplicativos, brinquedos e tantas outras ferramentas encontradas no dia a dia. Sabendo disso, o Colégio Unesc se uniu à expertise da Escola de Idiomas da Universidade para qualificar ainda mais o projeto de imersão bilíngue na língua inglesa, opção disponível aos alunos do 1º ao 5º ano.

As aulas para os estudantes que participam das atividades no Colégio Unesc em período integral ocorrem nas manhãs de segunda a sexta. Com atividades dinâmicas e muito bem preparadas, os professores oportunizam um aprendizado rico e influente com os pequenos. “O objetivo principal das aulas é propiciar situações e momentos do uso da língua inglesa dentro do cotidiano das crianças. Além disso, o conteúdo é abordado por meio de músicas, jogos, brincadeiras, aulas em espaços abertos e dinâmicas pensados em um processo de aprendizado leve e, principalmente, divertido. Com isso o projeto demonstra o quão importante é aprender brincando, cantando e, ainda mais, interagindo”, enfatiza a professora Maria Julia Deucher, responsável pelas atividades com os pequenos.

Segundo ela, conhecer outros idiomas é ótimo para a formação das crianças, pois permite a experiência com culturas diferentes, além de gerar benefícios para a memória e para o raciocínio. “O inglês é uma boa opção por ser conhecido por pessoas do mundo todo. É possível introduzi-lo de maneira leve e divertida desde cedo para os pequenos”, sublinha Maria Julia. “As aulas ocorrem nos espaços do colégio e também nas salas do Instituto”, reforça.

Os diferenciais dessa parceria também foram enumerados pela assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez. “Os professores não apenas sabem falar a língua, mas possuem a formação no ensino de língua estrangeira e é um grande diferencial. Eles estudam e conhecem o processo ensino-aprendizagem, se prepararam para isso, além de terem experiência internacional”, disse.

Todo esse portfólio, de acordo com ela, é visível no desempenho dos pequenos. “As crianças estão se preparando para infinitas oportunidades. Isso certamente irá gerar melhores oportunidades não só de acesso ao conhecimento, mas também na obtenção de habilidades socioemocionais de comunicação, no aperfeiçoamento cognitivo, e na aproximação de outras culturas”, comenta Dayane.

Os pais que tiverem interesse em conhecer melhor o projeto podem entrar em contato diretamente com a secretaria do Colégio Unesc no telefone (48) 3431.2530.

Qualificação dos alunos

Todo o processo de implementação das atividades no projeto de imersão bilíngue, conforme salienta a diretora do Colégio Unesc Giselle dos Passos Vieira, foi pensado com foco na ampliação das competências do aluno. “O projeto iniciou pensando na imersão bilíngue para qualificar ainda mais esse tempo do aluno na escola. Esse ano ampliamos para, além do apoio à tarefa, a musicalização, atividades na piscina e oficinas artísticas, uma parceria com o Instituto para o momento da imersão, que entra com a expertise dos cursos de idiomas com foco na língua inglesa de forma lúdica para que a fluência ocorra de forma natural”, conta.

Conforme ela, a atividade garante uma potencialização do aprendizado. “Hoje, com um mundo cada vez mais conectado, a língua inglesa está cada vez mais universal e necessária. E quando se consegue trabalhar isso com o aluno desde os primeiros anos ele atingirá os objetivos quanto à língua com mais facilidade, oportunizando ainda uma potencialização de forma significativa na sua formação”, destaca ainda Giselle.

Redação Portal Veneza