Depois de várias décadas o sonho do neoveneziano residente em Criciúma se tornou realidade. Francisco Panato natural do distrito de São Bento Baixo, filho dos saudosos Hildo Panato e Angélica Bortolotto Bortolotto.

Hoje ele já passou dos setenta anos, mas, desde sua infância sempre teve o vontade de escrever um livro. Depois de ter tido acidente vascular cerebral, o tempo se fez Então em casa, sem poder andar e falar começou a escrever. São textos curtos e simples, do seu jeito. Com o título “Profundezas” a obra e composta por belíssimas poesias e contos.  Parabéns Chico pelo belo trabalho e obrigado por presentear o livro. “Brao, braisimo!!!”

ANCORA EL CAFE DE UNA OLTA

No registro fotográfico o meu amigo Neri “Chico” Ronchi afirmando que é possível manter muitas tradições alimentares sadias. Veja um dos quarentas pés de café da sua propriedade que é cultivado desde a chegada dos imigrantes italianos.

O café é colhido, secado, torrado e depois moído conforme o consumo. Há mais de um século a família nunca comprou um grama de café tudo vem da produção própria. Além de ser café puro o aroma contagia para beber um café, assim eu fiz na casa do Chico no último domingo. Num passado não muito distante a maiorias das propriedades  rurais e urbanas tinhas seus pés de cafés para o consumo familiar, alguns produziam para comercializar os grãos. Porque não voltar a este cultivar o café?  “Café ze bon anca con le fritole!!!”

SIMARON E LA OSE DEL BRASILE

Uma das melhores vozes radiofônicas do Brasil é do meu amigo das antigas Paulo Ottaran que passou pela rádio eldorado na época que eu também fazia radio na mesma emissora. Hoje é locutor da voz do Brasil da voz do Brasil. No registro, Otaran  mateando uma erva boa com seu filho Rafael na Praça HB, no centro da capital mundial Polenta. “Benvegnù senpre fiòi!!!”

MAMAMIA CHE  BEA TOZA

A bela modelo neoveneziana Alice Moretto trocou de idade, só nos resta dizer parabéns, pois, o resto dispensa comentários. “E no acore dir pì njente!!!”

COSA COMANDA SIOR CAPITANO

Nosso policial militar natural do Jacinto Machado Juliano Severo de Freitas que faz excelente trabalho sócio-educativo aqui na capital mundial da Polenta, concluiu o curso de Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina. “Brao, conplimenti e bon laoro!!!”

BEA TOZA, BEL CAN!

Direto do principado caravaggiano a bela Caroline Pacheco apaixonada e dedica aos animais com o seu cão batizado de Cirilo. “Tuti bei… anca cuà no acore dirghe pì njente!!!”