Paleotocas, um incrível registro pré-histórico

Que tal se aventurar nos labirintos pré-histórico que existe espalhado pela Serra Catarinense?

Isso mesmo, temos um dos maiores conjuntos de paleotocas do Brasil, que estão espalhadas por toda a serra catarinense.

DSCF9166Segundo pesquisadores, estas paleotocas datam aproximadamente 10 mil anos e foram feitos por preguiças ou tatus gigantes. As que estão em nossa região é mais provável que por preguiças gigantes devido ao tamanho das paleotocas e as marcas das unhas que ainda podem ser vistos nos tetos em locais mais altos. Isso porque nas laterais as próprias preguiças, ao caminharem, esfregavam pelas paredes retirando as marcas e nos locais mais baixo foram alterados pelo ser humano, sim por nós mesmos. Porém isso aconteceu até o século retrasado quando estas paleotocas foram utilizadas como abrigo para os índios e bugres que existiam na região que logo foram exterminados pelo homem branco, os últimos em meados do século passado, mas isto já é outra história que podemos contar aqui mais à frente.

DSCF9162Num raio de 50 km de Nova Veneza podemos visitar algumas destas paelotocas, uma de fácil acesso, aproximadamente 1h30min de caminhada, está no caminho conhecido como Realengo que fica em Morro Grande, esta das fotos. São vários túneis, como labirintos, desde 5m de altura até pequenos trechos que precisa se rastejar pra passar. O uso de lanterna é obrigatório nestes túneis, e alguns cuidados deverão ser observados como nunca ir sozinho, cuidar com animais peçonhentos que podem se refugiar em determinada época do ano, e nunca ir em épocas de muita chuva.

Ficou curioso? Podemos levar vocês.

DSCF9151Filipe Ronchi– montanhista escalador, com experiências em longas travessias e caminhadas de todos os níveis nas serras brasileiras. Tem no currículo, escaladas em grandes paredes brasileiras, na Cordilheira dos Andes e Patagônia além de travessias em glaciares e escalada em gelo. Conquistador de boa parte das vias de escalada na Serra Geral Catarinense. E-mail: filiperonchi@gmail.com – (48) 9107-5006 e WhatsApp (48) 9936-0998.

Paleotocas, um incrível registro pré-histórico
Paleotocas, um incrível registro pré-histórico
Paleotocas, um incrível registro pré-histórico

Um Comentário