Ouvidos tapados, mente fechada e coração duro (1ª Parte)

Feliz ano novo!

O presente ano será repleto de atividades e acontecimentos no âmbito da política, esporte, dentre outros. Nossas faculdades mentais estarão conectadas em muitos destes eventos. Diversos assuntos serão discorridos no decorrer de 2014, pois será um ano de muitas mudanças e conquistas para quase todas as pessoas, principalmente pelo fato de que muitos almejam inovar; seja na vida pessoal, familiar, seja no contexto em que vivem, etc.

No tocante ao viver diário, todos desejam mudar de uma forma ou outra. Para que haja êxito nesta área, deveríamos exercitar a arte de ouvir. Pois ouvir, atualmente, é uma arte! Há uma grande dificuldade de encontrar ouvintes em nossos dias. Profissionais de todas as áreas, sobretudo educadores, enfrentam problemas ao transmitirem conhecimento à classe de estudantes. Na verdade, muitos querem se expressar, porém, poucos querem escutar. Psicólogos, psicanalistas, dentre outros, encantam as pessoas, pois os mesmos são pagos para ouvir e dar soluções plausíveis aos seus pacientes.

“Precisamos ouvir mais e falar menos” (Tiago 1. 19), essas são as palavras de Tiago, um dos discípulos de Cristo. Trocando em miúdos, poucas pessoas tem paciência de escutar, principalmente quando o assunto é Palavra de Deus. Neste ano, talvez um dos passos mais importantes e imprescindíveis para que haja sucesso sua vida, seria exercitar a audição. Deus, o Criador, teve problemas com a nação de Israel, pelo fato desta não querer ouvi-lo. Certa vez, Ele disse, por intermédio de Moisés: “Tenho visto este povo, e eis que é um povo de dura cerviz” (Êxodo 32. 9). Em outras palavras, o povo israelita tinha um coração duro no tocante aos mandamentos de Deus; não queriam ouvir, tampouco colocar em prática. Não foi diferente nos dias de Cristo, conforme está registrado em Mateus 13. 13-15. Após a ascensão de Cristo, a dificuldade em dar atenção às palavras dEle também permaneceu, conforme está escrito em Atos 7. 51. Por fim, o livro de Apocalipse, inúmeras vezes cita: “Quem tem ouvidos ouça”. Entende-se, portanto, que, nem todos quantos possuem ouvidos, ouvem. Em contrapartida, há algumas palavras que não são dignas de aceitação, pois são destrutivas e também não edificam a alma. O rei Saul, por exemplo, se fez de surdo quando zombaram dele, pois subestimaram a capacidade de liderança no qual Deus havia confiado a ele (1Samuel 10. 27).

Conforme fora citado anteriormente, Deus recebeu resistência quando se comunicava com o povo. Jesus também não foi bem aceito. Seus discípulos foram ignorados. O primeiro mártir, Estêvão, foi apedrejado, pois não suportaram ouvi-lo. O apóstolo Paulo mencionou que chegaria um momento em que muitos não suportariam ouvir o santo ensino da Palavra de Deus, os tais teriam comichões nos ouvidos. Será que o apóstolo não estava se referindo aos nossos dias?!

Caros ouvintes, este ano será cheio de ocupações e compromissos, conforme mencionado acima e mais do que nunca, precisamos exercitar a paciência, a fim de que ouçamos atentamente a voz de Deus. Precisamos tirar um tempo para ouvi-lo. Lembre-se: O Criador fala de diversas formas. Ele usará algum meio para falar com você. A Palavra de Deus bem aplicada no dia a dia é alimento e remédio para alma, a mesma produz vida.

Que possamos entrar o ano com o pé direito, ou melhor, com os ouvidos atentos, com a mente aberta e com o coração quebrantado! É o que desejamos para sua vida em 2014.

Para reflexão: “… Se ouvirdes a sua voz, não endureça os vossos corações…” (Hebreus 3. 8).