Nova Veneza, conhecida por ser a Capital Nacional da Gastronomia Italiana, atrai milhares de pessoas através da sua cultura preservada, belezas naturais e culinária. Quem chega a cidade se depara com tudo isso, porém também encontra muitos outdoors e placas logo na entrada da cidade. Do distrito de Caravaggio até o pórtico da sede, uma distância de aproximadamente 5 quilômetros, mais de 70 outdoors de tamanhos e materiais variados podem ser contabilizados.
A propaganda está levantando opiniões negativas dos moradores. Conforme enquete realizada pelo Portal Veneza, 71% das pessoas responderam que consideram os outdoors como poluição visual, contra 29% que acredita que são informativos.
Essa também é a opinião do arquiteto José Luiz Ronconi, responsável por muitas obras arquitetônicas na cidade, como a Rua Coberta e os pórticos de Caravaggio e Nova Veneza. “Nossa paisagem fica comprometida. Perdemos a possibilidade de visualizar o ambiente pois se tornam barreiras visuais. Já temos problemas de desvio de atenção no trânsito em função do uso de celulares e os outdoors em excesso também contribuem para isso”. O arquiteto defende uma legislação que regulamente este tipo de publicidade com urgência, disciplinando locais específicos e limitando as quantidades e suas dimensões.
Conforme a secretária de cultura, Carolina Ghislandi, o assunto já chamou atenção da pasta e deve estar presente nos próximos encontros do Conselho Municipal de Cultura. “Queremos regulamentar essas propagandas para não descaracterizar nossa bela cidade nem prejudicar a experiência que se tem aqui. É importante a propaganda, porém padronizada e organizada. É assim que uma cidade turística deve tratar o assunto”, comentou.
Redação Portal Veneza