As Olimpíadas Coloniais retornaram à programação da 20ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza. A iniciativa foi realizada nesse sábado, 20, no pavilhão central, e proporcionou momentos de diversão e valorização da cultura local para moradores e visitantes.
“As Olimpíadas Coloniais foram um grande palco para celebrar nossa cultura. Unindo diversão, história e tradição, elas proporcionam experiências diferentes e momentos de lazer para todos os participantes”, destacou a prefeita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi.
A atividade foi organizada pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e de Agricultura. “A grande participação do público demonstrou o carinho que os moradores têm pelas nossas raízes e mostra que a cultura de Nova Veneza continua forte e valorizada”, frisou o secretário de Agricultura, Eduardo Vitali.
Conforme o diretor de competições do Departamento Municipal de Esportes (DME) de Nova Veneza, Nelson Ghislandi, a realização da atividade exigiu planejamento e organização. “Ver tudo acontecendo com sucesso e com a participação do público é motivo de satisfação”, pontuou.
Resgate de tradições
As Olimpíadas Coloniais são uma competição recreativa e cultural que resgata brincadeiras, costumes e atividades inspiradas no cotidiano dos imigrantes e colonizadores. Aproximadamente 80 pessoas participaram da atividade, que reuniu diversas provas e a distribuição de brindes.
“Há muitos anos realizávamos as Olimpíadas Coloniais. Com o passar do tempo, a atividade deixou de ser promovida. A pedido da prefeita, retomamos essa tradição neste ano para valorizar a cultura e a história dos nossos antepassados”, frisou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Izabelle Amboni Destro.
Confira as modalidades disputadas:
- Debulhar milho;
- Corrida com carrinho de mão;
- Tiro ao alvo com espiga de milho;
- Prova do serrote;
- Tiro ao alvo com funda;
- Corrida de saco;
- Desafio do prego.










