Paulo Ricardo – O Perdão de Deus

Paulo Ricardo - O Perdão de DeusIniciaremos a matéria deste mês salientando aos leitores a eficácia e o poder do perdão de Deus para com o ser humano. Cabe ressaltar, porém, que o perdão de Deus é efetuado na pessoa, a partir do momento em que há arrependimento verdadeiro. Além disso, não podemos nos esquecer de pedir em Nome de Jesus Cristo, o intercessor, (1Timóteo 2.5) a fim de sermos justificados. Mesmo que estejamos arrependidos, se faz necessário confessarmos o nosso pecado, pois “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1.9).

O perdão de Deus está acima do entendimento e capacidade humana, ou seja, Ele absolve todos quantos se aproximam Dele, independentemente do delito cometido. Entretanto, é importante saber que para toda transgressão cometida, há uma punição, isto é, Deus perdoa, mas é necessário que o transgressor passe por um castigo. É bom lembrar que, a primeira transgressão praticada pelo ser humano ocorreu no Jardim do Éden. Embora Adão tivesse transferido toda culpa da desobediência dele à Eva e consequentemente ela transferido à serpente, o Senhor Deus, sem exceção, puniu-os, pois sabia que não havia inocentes naquela situação. Todos tinham ouvido a voz de Deus: “Mas não comerás da árvore do conhecimento…” (Gênesis 3.17). Na verdade, situações semelhantes ainda ocorrem hoje, tanto do ponto de vista de transferência de culpas, bem como do castigo Divino. Há pessoas que culpam os outros pelos seus erros, não os assumindo. Muitas vezes, não queremos nos responsabilizar pelos nossos próprios atos. Da mesma forma, a punição de Deus ainda hoje é inevitável. Por exemplo: alguns roubam, furtam ou matam. O Senhor Deus perdoa, mas permite que tais pessoas sejam presas ou sofram outras conseqüências. Outras mentem, enganam, se metem em fofocas, etc., consequentemente caem no laço da confusão, tornado-se ansiosas e atormentadas pelos males praticados, entre outras consequências…

Surge então, neste momento a seguinte pergunta: Por que pedir perdão à Deus, já que de qualquer forma iremos pagar pelos pecados cometidos? A resposta é simples: a diferença está no fato de ser ou não perdoado. Quando a pessoa não se arrepende, nem pede perdão para Deus, os resultados são ainda piores, tais como: peso infindável de consciência, acusações incessantes, dores na alma, etc. Por outro lado, quando realmente nos arrependemos e pedimos perdão à Ele, há um alívio em nossa alma, ou seja, dá impressão que um pesado fardo é tirado de nossas costas. Além disso, o sentimento de culpa não fica tão marcante em nosso ser. Há muitos trechos da bíblia em que Jesus, após efetuar a cura, pronunciava: “teus pecados estão perdoados”, e as vidas das pessoas eram transformadas. Cabe então, uma outra pergunta neste instante: É fácil pecar, pedir perdão, pecar, pedir perdão…

Lembre-se: Há sempre uma punição para todo erro, mais cedo ou mais tarde a pessoa receberá correção. Por que Deus castiga? Por que Ele é mal? Não. Ele pune, justamente para demonstrar seu amor, de maneira que a pessoa castigada não torne a errar mais, mas volte-se ao Senhor arrependido. Na verdade, mesmo o Senhor Deus castigando o ser humano, o mesmo torna a errar. Imagina se Ele não o punisse?

Finalmente, em outras palavras, Deus sabe se o homem se arrependeu de verdade (pois Ele vê as intenções do coração do homem) do contrário não haverá perdão. E por falar em não ser perdoado por Deus, vale dizer que há pecados que não são perdoados. Quer dizer que há pecados que o Criador não perdoa? Exatamente. Na próxima matéria discorreremos sobre tal assunto. Aguarde!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Za9ccq3idj4[/youtube]

2 Comentários

  1. Muito lindo Paulo, só conhecendo Deus para se alegrar. Parabéns!