Novidade: Integra Coopera atualiza cursos, serviços e atividades gratuitas para a comunidade

Cursos mais rápidos e atendimento nos bairros estão entre as melhorias preparadas pelo Espaço

Abril começa com novidades para a comunidade da cidade de Forquilhinha, além de partes de Criciúma e Nova Veneza, atendidas pela Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera. Depois de receber mais de 2 mil pessoas em 2022, o Integra, Espaço Comunitário Colaborativo mantido pela cooperativa, atualizou a relação de cursos, serviços e atividades gratuitas, ofertados aos cooperados.

Dentre os cursos fixos mantidos no Espaço, estão o de inglês, italiano, gastronomia e a oficina de violão, todos direcionados para adultos. Também há cursos realizados somente em algumas datas durante o ano, como automaquiagem, terrário, ovos de chocolate de páscoa, customização de tecidos, dentre outros.

Na lista de serviços, estão confirmados os atendimentos com psicólogos para adultos e jovens, além de yoga, reiki, barra de access e dança circular. “Mantivemos tudo o que teve uma boa procura em 2022. Pensamos ainda em melhorar a nossa entrega. Por isso, as aulas de alguns cursos serão mais rápidas, permitindo que mais cooperados participem”, detalha Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera.

A profissional complementa a lista de novidades, convidando cooperados que saibam fazer tricô, crochê ou outros tipos de bordados, para se unirem ao grupo de voluntariado que ocorre no Integra todas as sextas, das 13h30 às 17h. As voluntárias iniciaram as atividades em 2022 e seguirão se encontrando este ano. “Elas confeccionam roupas que são doadas a recém nascidos de hospitais da região”, completa Jacques.

Integra na Comunidade

Apesar do expressivo número de atendimentos realizados nos primeiros 17 meses de fundação do Integra, um dos objetivos da cooperativa é levar a proposta do Espaço para um número ainda maior de cooperados. “Sabemos que a sede do Integra, no centro de Forquilhinha, é um empecilho para quem mora nos bairros mais distantes da região central. Por isso, vamos iniciar um projeto piloto em 2023, levando o Integra para algumas comunidades das três cidades”, antecipa Walmir Rampinelli, presidente da Coopera.

O Integra na Comunidade promoverá alguns cursos já realizados na sede no Espaço, como culinária, velas aromáticas, automaquiagem, bolachas decoradas e terrário, em bairros dos municípios atendidos pela Coopera. “Será um ano para experimentarmos este modelo itinerante. Não conseguiremos levar o projeto a todos os bairros, como gostaríamos, mas ao menos experimentaremos o formato para conseguir ampliá-lo nos anos seguintes”, explica Rogério Braz Feller, consultor da Coopera e voluntário na iniciativa.

Em breve, nas redes sociais do Integra, no instagram @integracoopera, serão detalhadas as datas, horários, atividades e locais onde ocorrerá a iniciativa itinerante, além de todos os cursos, serviços e oficinas do Espaço.

Para mais informações, está disponível o atendimento pelo WhatsApp do Integra, no número (48) 99190 9100. A sede do Integra Coopera fica no centro de Forquilhinha, na rua João José Back, anexo a Casa Mãe Helena.

Por Débora Cândido