Por Cris Freitas com edição de Willians Biehl
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica divulgou nesta quarta-feira, 27, mais 06 casos confirmados do novo coronavírus, em Nova Veneza.
Inicialmente os pacientes haviam feito o teste sem apresentar sintomas, apenas por terem contato e deram negativo. Após um período, apresentaram os sintomas e procuraram o Centro de Triagem do Hospital São Marcos e o teste deu positivo. Ao todo, chegam a 31 testados positivo no município e mais dois pacientes curados.
Os dados foram confirmados após uma paciente testar positivo por PCR do Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis, dois TR (teste rápido) e mais três por critérios clínicos e epidemiológicos.
“Quando solicitamos aos pacientes permanecerem em quarentena, mesmo sem apresentar sintomas, muitas vezes não somos compreendidos. De acordo com o protocolo médico é necessário fazer o teste após o terceiro dia de contágio e estar apresentando sintomas gripais, ou esperar para ser feito o TR após o oitavo dia. Precisamos redobrar os cuidados para evitar uma contaminação ainda maior. Estamos monitorando os pacientes, mas precisamos que eles também se conscientizem que o vírus existe”, afirmou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel de Araújo.
A Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Vitali Cúnico, explica que os decretos ainda estão valendo e proíbem eventos ou aglomerações. “Infelizmente os casos ainda são reflexos de um evento familiar que ocasionou a contaminação de 10 pessoas. Nós estamos trabalhando dia e noite, mas precisamos que a população respeite as determinações. Muitas denúncias chegam a secretaria diariamente após as pessoas fazerem eventos pequenos. É um momento de nós cuidarmos, pois lutamos com um inimigo invisível e em fase de contágio comunitário”, pontuou.
Dos dados quantitativos 18 pessoas estão curadas. O número de casos suspeitos sobem para 23 e 112 foram descartados.
Nossa educação é assim: Em epoca de isolamento, fazer festa. Sera que foram agentes transmissores para quantas pessoas? É triste.