Estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 14, na Câmara de Vereadores de Nova Veneza, representantes dos municípios de Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, juntamente com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, que abrange a Amrec e Amesc, tenente-coronel Lázaro Santin. O objetivo da reunião foi a apresentação de alternativas para implantação de uma unidade que atenda ocorrências de combate as chamas, operações aquáticas e unidade de socorro mais próximo aos três municípios.
Para o comandante militar já há previsão de verbas e fundos na esfera estadual para o financiamento da unidade.
“Hoje existe várias alternativas que facilitam a implantação deste projeto, depende somente de boa vontade política para que aconteça,” declarou Santin.
O presidente do legislativo de Siderópolis, Romildo Soares, relatou que o custo para cada município para manutenção da unidade é de aproximadamente R$ 3 mil mensais, podendo este valor ainda ser reduzido ou até eliminado.
“O custo da manutenção deste destacamento, é muito reduzido, visto que as taxas de vistoria pagas passam a ser depositadas em um fundo do próprio município, reduzindo ainda mais um valor que já não é elevado pelo benefício que trará as comunidades.” esclareceu Romildo.
Já o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, Betão Ranacoski, ficou preocupado com a velocidade do atendimento dentro do município de Nova Veneza.
“Temos que analisar o local de instalação desta unidade e fazer uma escolha técnica, pois Nova Veneza possui amplo território e esta unidade precisa estar estrategicamente posicionada,” disse Betão.
Em resposta ao presidente do legislativo neoveneziano o tenente-coronel Lázaro Santin respondeu: “Nova Veneza será a mais bem servida cidade na região, pois com a instalação da unidade já prevista no distrito de Rio Maina em Criciúma, Nova Veneza passa a contar com três guarnições ao redor do município, Forquilhinha, Rio Maina e Siderópolis”, disse Santin, que ainda sugeriu como local de instalação a localidade de São Martinho em Siderópolis.
O prefeito de Siderópolis Hélio Cesa, solicitou aos companheiros que façam um grande esforço para que seja o mais rápido possível finalizadas todas as etapas do processo.
“Vamos todos trabalhar forte e em conjunto com os outros prefeitos e governo do estado, para que consigamos o mais rápido possível a viabilização deste projeto, e sendo mesmo escolhida a localidade de São Martinho, que também seja agilizado o asfaltamento daquela via,” declarou Alemão.