Nova Veneza recebe o Circo de Teatro do Biriba com o projeto “Sementes do Futuro”

O Circo de Teatro do Biriba apresenta a partir desta segunda-feira (4) a turnê do projeto “Sementes do Futuro”, um espetáculo infantil que aborda temas como cuidar do meio ambiente, a importância da reciclagem e a coleta seletiva, o uso consciente da água e de energia, além da valorização das profissões.

Os espetáculos acontecem no Teatro Municipal, nos dias 4 a 7 de novembro, em sessões pela manhã e à tarde, às 9h e às 14h. O evento é aberto e gratuito para as escolas do município, tendo como público principal as crianças e adolescentes do Pré ao 6º ano.

A apresentação acontece com o palhaço Biriba de uma forma alegre, descontraída e educativa. “Nossa missão é levar diversão, cultura e conscientização para as novas gerações. As crianças são o futuro do nosso planeta, e queremos inspirá-las a cuidar dele desde cedo. Sementes do Futuro é um projeto visionário que serve como um alerta de como cuidar incondicionalmente do nosso planeta”, destaca Biriba.

A turnê é promovida pelo Circo de Teatro do Biriba por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC) e aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta ainda com o incentivo das empresas Super das Frutas, Lojas Adelino, Faimec Móveis e Liga Química Industrial, que através da dedução do ICMS, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte. O projeto já foi apresentado para quase 4,3 mil crianças nas cidades de Morro da Fumaça, Balneário Arroio do Silva e Orleans.

Sobre a peça

Biriba é uma criança que estuda no colégio onde a professora Kátia leciona, mas ele é um menino que não gosta de prestar atenção nas matérias apresentadas. A professora Kátia em uma conversa informal começa mostrar para Biriba como a vida em nosso planeta pode ser diferente se nós humanos cuidarmos dele com mais amor e responsabilidade.

O texto trabalha de forma direta com a plateia, interagindo com os personagens durante o espetáculo em brincadeiras, perguntas e respostas, fazendo assim de uma maneira divertida as crianças refletirem como, por exemplo, podemos criar brinquedos não desrespeitando o eco sistema.