Nova Veneza recebe espetáculo teatral “Flashes da Vida”, da Cia Mútua

Programação gratuita passará por Nova Veneza, Alfredo Wagner, Canelinha, Apiúna, Bal. Barra do Sul, Pescaria Brava e Jacinto Machado.

A Cia Mútua, companhia teatral itajaiense, coloca o pé na estrada em setembro para levar a arte do teatro ao interior de Santa Catarina. “Circulação de Repertório: O Teatro vai ao Público” é o nome do projeto que ao todo conta com 12 apresentações e duas oficinas sobre formas animadas. A programação é gratuita e circulará por sete municípios com menos de 15 mil habitantes.

O objetivo é facilitar o acesso ao teatro de pessoas que, por fatores econômicos e geográficos, ficam às margens do circuito cultural. Entre 08 e 30 de setembro, moradores dos municípios selecionados terão a chance de assistir a espetáculos premiados no Brasil e no exterior, como “A Caixa” e “Um Príncipe Chamado Exupéry”. A expectativa do projeto é alcançar um público de 2 mil pessoas de todas as idades e classes sociais.

Ao descentralizar bens culturais, a Cia Mútua se aproxima do público, exibindo os espetáculos em espaços alternativos, e ainda promove a formação de plateias. “O roteiro foi organizado para além de atender cidades pequenas, fomentar o teatro e sensibilizar as pessoas por meio de apresentações e oficinas”, acrescenta a atriz Mônica Longo.

O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014.

Programação Completa:

Nova Veneza
Espetáculo Flashes da Vida
Data: 29/09 (Quinta-feira)
Hora: 19h30
Local: Teatro Municipal

Alfredo Wagner
Espetáculo: El Gran Circo
Data: 08/09 (Quinta-feira)
Hora: 9h30 / 13h30h
Local: Escola EB Silvia Jardim

Canelinha
Oficina de Formas Animadas
Data: 14/09 (Quarta-feira)
Hora: 13h às 19h
Local: Centro Municipal de Arte e Educação

Espetáculo: Um Príncipe Chamado Exupéry
Data: 16/09 (Sexta-feira)
Hora: 18h / 20h
Local: Centro Cultural Social e Recreativo Arhur Adolfo Jachowicz

Apiúna
Espetáculo: A Caixa
Data: 20/09 (Terça-feira)
Hora: 9h30 / 14h
Local: Centro Municipal de Eventos

Balneário Barra do Sul
Espetáculo Teatro lambe-lambe
Data: 24/09 (Sábado)
Hora: 10h30 / 13h30
Local: Praça Manoel Ferreira (anexo Sec. Educ.)

Oficina de Formas Animadas
Data: 26/09 (Segunda-feira)
Hora: 9h às 12h / 13h30 às 16h30
Local: Escola Municipal Manoel Henrique Borges

Pescaria Brava
Espetáculo Exílios
Data: 28/09 (Quarta-feira)
Hora: 16h
Local: Salão Paroquial de Pescaria Brava

Jacinto Machado
Espetáculo Felizes para Sempre
Data: 30/09 (Sexta-feira)
Hora: 9h / 14h
Local: Centro de Convivência da Terceira Idade

Conheça os espetáculos da circulação

1) El Gran Circo-Teatro de Luvas – Concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla. Utiliza a linguagem do boneco de luva para contextualizar um tradicional circo-teatro. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Laura Correa e Telja Rebelatto. Público: Livre. Duração: 45 minutos. Estreia: 2015.

2) Exílio(s) – Espetáculo bilíngüe, falado em espanhol e português, que conta a história de Cecília, redesenhando o conceito de exílio, que não é apenas geográfico, mas também emocional. Direção: Sandra Knoll. Atuação: Laura Correa e Mônica Longo. Público: Adulto. Duração: 40 minutos. Estreia: 2013.

3) Um Príncipe Chamado Exupéry – Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, antes de ter se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”. Direção: Willian Sieverdt. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: Adulto. Duração: 50 minutos. Estreia: 2010.

4) Teatro Lambe-lambe (Missiva, Miragem e El Viaje) – Três espetáculos de teatro de bonecos em miniatura, de curta duração, encenados dentro de caixas cênicas, assistidos por uma pessoa por vez. Atuação: Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Laura Correa. Público: Livre. Duração: 1h30. Estreia: 2009.

5) Flashes da Vida – Espetáculo solo e sem texto que usa mímica, alguns adereços, onomatopéias e exíguo cenário para retratar situações cotidianas. Direção e atuação: Guilherme Peixoto. Público: Adulto. Duração: 50 minutos. Estreia: 2007.

6) Felizes para Sempre – Inspirado no conto homônimo de Eugenia Flavian e Gretel Eres Fernández, é uma visão contemporânea dos contos clássicos infantis, contada e cantada por menestréis por meio de objetos retirados de suas malas. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: infantil. Duração: 50 minutos. Estreia: 2005.

7) A Caixa – Espetáculo de teatro de animação livremente inspirado no livro “Clown”, de Quentin Blake. Sem texto falado, recria a linguagem visual utilizada nos desenhos animados, sensibilizando o público infantil e adulto. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: livre. Duração: 40 minutos. Estreia: 2004.

8) Oficina de Sensibilização para as Formas Animadas – Busca sensibilizar os participantes para a animação de objetos. Direcionada a arte-educadores ou interessados. Ministrante: Guilherme Peixoto. Público: adulto. Lotação: 20 pessoas. Duração: 3 horas. Estreia: 2007.

Cia Mútua

Com 23 anos de história, a Cia Mútua dedica-se à pesquisa teatral, produzindo e apresentando espetáculos; e promovendo oficinas e projetos de formação na área. A Companhia já recebeu 12 prêmios nacionais e internacionais. Participou de diversos festivais, apresentando-se na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos El Gran Circo-Teatro de Luvas (2015), Exílios (2013), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Flashes da Vida (2007), Felizes para Sempre (2005), Teatro Lambe-lambe (2009) e A Caixa (2004). A Cia Mútua está situada em Itajaí (SC) – Rua Pedro Antonio Fayal 392 – Bairro São João.

Mais informações no site a Cia Mútua ou na Fanpage.

 

Camila Gonçalves

Nova Veneza recebe espetáculo teatral "Flashes da Vida", da Cia Mútua
Nova Veneza recebe espetáculo teatral "Flashes da Vida", da Cia Mútua
Nova Veneza recebe espetáculo teatral "Flashes da Vida", da Cia Mútua

2 Comentários