Nova Veneza recebe encenação histórica da participação da FEB na Segunda Guerra Mundial

28/10/2021 00:25

Nesta quarta-feira, 27, as Casas de Pedra em Nova Veneza foram palco de um momento importante de resgate histórico do Exército Brasileiro. O 28°GAC de Criciúma com apoio do grupo de reencenação histórica, Monte Castelo, realizou a encenação do 1° Tiro de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em solo italiano, que ocorreu no ano de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

O ex-combatente soldado de infantaria Modesto Piazza. © Comunicação Social do 28º GAC

Os alunos de escolas municipais e estaduais de Nova Veneza também participaram do evento. Os vereadores Elton Nuernberg, Maykon Michels, Zelindo Moretto, Aroldo Frigo Junior,  Arlindo da Silva e o presidente da casa legislativa, Evandro Gava, também marcaram presença no ato.

Na esquerda, a icônica foto de 1944, mostrando o soldado Francisco de Paula municiando um osuseiro 105mm. Na foto atual o soldado Gustavo Costa.

Conforme o presidente do legislativo, Evandro Gava, é uma honra Nova Veneza sediar um momento tão significativo como esse. “Sugerimos ao comandante Brito Junior que se torne anual essa encenação e que seja parte do calendário turístico da cidade. O local é especial pois retrata a nossa história e o vínculo com a Itália. Foi perfeito para a representação do momento do primeiro tiro da FEB em solo europeu. Para nós é motivo de orgulho e uma grande satisfação o exército escolher esse ambiente”. 

A organização e disciplina com que o 28° GAC conduziu toda a tarde cultural chamou a atenção do vereador Maykon Michels. “Trazer eventos como este para Nova Veneza ajudam muito a cidade e com certeza foi muito importante para todos que participaram. Fiquei realmente impressionado assistindo. Estou trabalhando para que o exército esteja mais presente na cidade”, falou.

Por Flávia Bortolotto com fotos da seção de comunicação social do 28º GAC