Nova Veneza recebe na próxima segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de novembro o 7º Encontro e Capacitação das Bombeiras Militares de Santa Catarina.
O principal objetivo é a integração e o fortalecimento delas dentro da corporação. “A cada ano fizemos essa reflexão sobre o nosso papel dentro da instituição para que possamos apresentar nossas demandas. A presença do comandante geral dá legitimidade ao evento porque entende que as mulheres têm reivindicações diferenciadas dos homens”, explica a soldado Camila, uma das organizadoras do evento.
Atualmente o Corpo de Bombeiros possui 2500 homens e apenas 150 mulheres atuando. A abertura do encontro acontece na segunda-feira, às 15h, na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro de Nova Veneza com a presença de aproximadamente 80 bombeiras militares. “Após a solenidade militar a programação começa com a competição “Bombeira de Garra” que será aberta ao público, onde as militares demonstrarão suas habilidades em atividades desempenhadas no âmbito operacional. A população de Nova Veneza é toda convidada a prestigiar”, acrescenta Camila.
O segundo dia do evento ocorrerá no Palácio das Águas, com seminários durante toda a terça-feira. “Vamos ter um momento em que a comissão de assuntos femininos da corporação vai recolher as demandas. Já tivemos muitos avanços nestes encontros, um deles a normativa que transfere a bombeira militar grávida de atividades operacionais para administrativas”, coloca.
“Ainda há muita surpresa das pessoas quando a gente chega para fazer um atendimento, porque você pensa bombeiro militar e lembra do homem. Diria que é surpresa e preconceito tanto dentro como fora da instituição. Isso que eu e minhas colegas temos que enfrentar no dia a dia”, finaliza a soldado.
João Manoel Neto