Nova Veneza define plano de contingência para enfrentamento do coronavírus

Por Cris Freitas

O Governo de Nova Veneza, através da Secretaria Municipal de Saúde reuniu os profissionais da saúde que fazem parte da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento nesta terça-feira, 17, para a formulação do Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento do Novo Coronavírus.

O plano tem como objetivo determinar algumas ações necessárias visando a prevenção contra o coronavírus. O município acatou às determinações do decreto assinado pelo governador Carlos Moisés, suspendendo as aulas nas escolas municipais, estaduais, particulares e profissionalizantes, a partir de quinta-feira, 19, bem como, a suspensão das reuniões, eventos ou qualquer tipo de aglomerações de pessoas. Ainda no plano, a suspensão de atividades dos grupos de Terceira Idade, Clubes de Mães e Serviços de Convivência, bem como, visitas a Casa de Idoso e Centro de Recuperação.

A reunião também frisou vários cuidados que os profissionais de saúde devem ter no atendimento a pacientes com problemas respiratórios que deverão ser encaminhados para o Centro de Referência, com o QG a ser instalado no Hospital São Marcos. E os atendimentos odontológicos, somente de urgência e emergência, para conter a possibilidade de contagio. Além dos serviços de fisioterapia, que ficarão restritos ao número de pacientes na Clínica Municipal.

Segundo a secretária de saúde, Maristela Vitali Cúnico, todas as medidas servem de prevenção. “Não temos casos registrados em nosso município, mas a prevenção existe justamente para isso: fazer com que, na medida do possível, as ações protetivas cheguem antes da doença”, destaca.

PRINCIPAIS CUIDADOS

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.

Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel, manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

Ainda sobre os estabelecimentos comerciais, bem como, hotéis, pousadas e restaurantes devem fornecer álcool gel aos clientes e seus funcionários adotarem medidas de higienização a cada atendimento. Outro fator importante é manter a distância de 1,5m das mesas.

As pessoas que chegam de outras regiões do Estado, país e ou exterior devem permanecer em quarentena.

Devem procurar o atendimento médico a pessoa que apresentar febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar) no Centro de Referência, com o QG a ser instalado no Hospital São Marcos.

Em caso de suspeita, ligue para (48) 3436-1345 Vigilância Epidemiológica ou (48) 99115-8863.