Comemoração

Nova Veneza comemora o centenário de nascimento do Padre Amílcar Gabriel

©Anderson Machado
Por Francine Ferreira

Diversas celebrações serão realizadas de 14 a 24 de agosto.  

De 14 a 24 de agosto, Nova Veneza celebra o centenário de nascimento do Padre Amílcar Gabriel, um dos principais nomes da história do município, que dedicou 56 anos de sua vida ao desenvolvimento da cidade. As comemorações começam no próximo dia 14, com a missa da restauração das famílias, celebrada pelo Padre Miro De Bona, às 14h.

Já no dia 17 de agosto, das 14h às 18h na Rua Coberta, haverá uma exposição sobre a vida e obra do Padre Amílcar Gabriel, atrações musicais e um mural com fotos do padre e da vida da comunidade neoveneziana. No dia 18 as mesmas ações seguem sendo realizadas, das 10h às 17h, com uma apresentação da Escola de Ballet da Musette às 14h.

Por fim, no dia 24 de agosto, o descerramento da placa comemorativa ao centenário de nascimento do Padre Amílcar Gabriel acontecerá às 17h45min, em anexo ao monumento na praça Cônego Amílcar Gabriel. Às 18h haverá celebração eucarística na Igreja Matriz São Marcos, seguida por um jantar festivo no salão de festas da paróquia, a partir das 20h.

De acordo com uma das organizadoras das celebrações, Denise Nuernberg Goulart, enquanto esteve à frente da Paróquia São Marcos, Padre Amílcar Gabriel trouxe para o Nova Veneza as irmãs beneditinas e energia elétrica, lutou pela emancipação do município e foi o presidente do Centenário da cidade. “Uma pessoa muito inteligente, muito à frente do seu tempo. O atual pároco, Vilmar Moretti, que trabalhou com ele por vinte anos, tinha esse sonho de homenageá-lo nos 100 anos, pelo que ele fez por Nova Veneza”, completa.

Mais informações podem ser obtidas por meio do contato (48) 3436-1166.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.