Noite de Luz Unesc: mais de duas mil pessoas celebram o Natal com emoção e reflexões

Evento contou com mais de 500 artistas em apresentações que emocionaram o público

A Unesc presenteou o público com um espetáculo encantador durante a edição do Noite de Luz, realizada nesta quarta-feira, 13, envolvendo todos em uma experiência repleta de emoções. O campus da Universidade foi completamente preenchido por uma sinfonia de expressões artísticas que celebraram o amor, a música, a pluralidade, a beleza das artes e a importância da preservação ambiental. Mais de duas mil pessoas prestigiaram o evento preparado com carinho pela Universidade.

“Presenciamos um espetáculo de artes integradas, com a participação de mais de 500 talentosos artistas, oferecendo dança, música, teatro e performances cativantes, repletas de emoção. Este foi o presente proporcionado a todos, de nossa Universidade Comunitária, que é de cada um de vocês. Desejamos a todos um Natal maravilhoso e um ano novo em 2024 abençoado, repleto de saúde, alegria, sucesso e realizações. Continuaremos a ser uma Universidade acessível a todos, aberta para cada pessoa que busca conhecimento e crescimento”, comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A programação que teve como tema “A magia do Natal em todas as estações” contou com 22 apresentações entre música erudita, instrumental, canto coral, artes cênicas, dança, teatro e circo. A culminação do espetáculo foi a encenação da natividade e a emocionante chegada do Papai Noel, proporcionando momentos de alegria e esperança, resgatando o verdadeiro espírito natalino.

O casal que interpretou Maria e José foi Allan Minatto e Vanessa Begnini ao lado da filha de 11 meses, Anna. “Participei das edições anteriores sempre interpretando outro personagem, principalmente como Rei Mago. Mas desta vez, com a minha filha, é a primeira vez que representarei José e também traremos o menino Jesus. É uma experiência muito emocionante para nós, já que adoramos o Natal e participar de um evento tão grandioso sempre nos enche de alegria e emoção”, comentou Allan, que teve a emoção compartilhada pela esposa, a Maria do espetáculo pela 5ª vez.

Kaue Mateus Belletini emocionou o público ao interpretar a canção ‘Aleluia’ antes da entrada de Maria e José no palco. “Participei de outra edição do Noite de Luz e foi uma experiência realmente marcante. A Unesc sempre foi uma instituição que ofereceu oportunidades de apresentação, desde os tempos em que eu era estudante. Desta vez, tive a oportunidade de cantar Aleluia para a entrada de Maria, José e também Jesus. Foi uma experiência que me encheu de alegria e gratidão por fazer parte de algo tão especial”, comentou Belletini, ex-aluno do curso de Artes Visuais da Unesc.

Plateia emocionada

Se quem se apresentou estava emocionado, o público presente também não poupou alegria, como foi o caso de Edna Rosa Araújo Gonçalves, 72 anos, residente em Belém do Pará, que veio visitar sua filha e neto na cidade. Ela compartilhou sua felicidade: “Está maravilhoso. Isso é uma bênção. Este presente de Natal é verdadeiramente iluminado. Esta Noite de Luz, só a Unesc poderia proporcionar”, disse, emocionada.

Jaciara Lima da Silva Oliveira, 50 anos, natural de Salvador, mudou-se para a cidade com o objetivo de residir e, recentemente, deu início aos estudos de Pedagogia na Unesc. Ela expressou seu encantamento com tudo o que presenciou “Estou maravilhada. É tudo muito lindo e criativo”, disse.

Segundo a coordenadora geral do projeto Noite de Luz, Amalhene Baesso Reddig, a presença de tantas famílias e pessoas interessadas nas apresentações artísticas tornaram a noite ainda mais especial. “Eu estou emocionada porque eu gosto disso desde a infância, pesquiso essa área e acredito na potencialidade de cada grupo que a gente selecionou. Buscamos apresentações para nos ajudar a falar dessa narrativa de meio ambiente, crises climáticas, crises ambientais, crises espirituais, guerra e paz. Foi uma forma de levar uma mensagem para todos os lugares, para mexer com o coração de todas as pessoas”, sublinhou Lenita. 

Diversidade 

O grupo indígena da Comunidade Aldeia Tekoá Marangatu, de Imaruí, teve sua estreia no Noite de Luz. “Recebemos o convite e desde então envolvemos toda a comunidade para participar do canto. Ficamos imensamente felizes com a oportunidade. Nossos trajes foram doados pelo setor de Arte e Cultura da Unesc”, compartilhou o integrante e egresso da Unesc, Fabiano Alves, antes do grupo composto por 25 membros subir ao palco.

A Edição ocorreu por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura e patrocínio de Setep Construções, Giassi Supermercados, Anjo Tintas e Bistek Supermercados. A realização foi da Unesc e do Ministério da Cultura.