(Vídeo) No meio da rua, policial militar salva bebê engasgado

Na tarde desta quarta-feira, 3, o policial militar Dalcione Rosso Correa foi um herói para uma família de Nova Veneza que passava pela rua Alfredo Pessi. Pela primeira vez o soldado realizou a manobra de Heimlich, utilizada para desobstrução das vias aéreas, salvando a vida de um bebê de um mês de vida.

A manobra foi realizada após o policial perceber um carro se aproximando da viatura e buzinando, foi desta forma que o policial foi abordado pelo pai da criança. “Assim que fomos abordados, prontamente realizei a manobra e após perceber que o bebê respirava, o conduzi junto com os pais ao Hospital São Marcos para o atendimento especializado”, revelou Rosso.

O militar já atua em Nova Veneza há 6 anos. “É um sentimento de alívio ver que a criança voltou a respirar e de gratidão por estar naquele local, naquele momento”, afirmou.

Atuação da polícia militar

Conforme o comandante da Polícia Militar em Nova Veneza, sargento Madeira, esta não é a área de atuação da PM, porém os policiais estão aptos a atender algumas ocorrências. “Desde o curso de formação os policiais recebem uma série de instruções de APH, atendimento pré hospitalar. Todo ano também nos atualizamos com os atendimentos para que em um momento como o que aconteceu, o policial possa estar calmo e preparado para agir”, comentou.

Essa não foi a primeira vez que um bebê engasgado é salvo por um policial em Nova Veneza.

Em dezembro de 2021 uma mãe pediu socorro no destacamento da PM. Na ocasião o cabo Soares realizou a manobra e também salvou a criança.

Saiba como proceder em caso de engasmento

1) Encaixe o queixo da criança entre os dedos indicador e médio de modo que a boca fique entreaberta;

2) coloque o bebê de bruços, de forma que a barriga fique sobre um dos antebraços;

3) coloque as pernas do bebê de maneira que fiquem uma para cada lado do braço;

4) posicione a cabeça do bebê de modo que fique ligeiramente inclinada para baixo;

5) com a outra mão, dê 5 tapotagens (tapinhas leves) nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas até que ocorram sinais de desobstrução (choro ou tosse efetiva);

Se não obtiver sucesso, continue repetindo as ações e ligue para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina através do telefone 193.

Por Flávia Bortolotto