No interior de Nova Veneza água está no limite da escassez

Por Willians Biehl

A estiagem que atinge o sul de Santa Catarina, já causa prejuízos em várias cidades, no entanto em Nova Veneza não há registro de grandes perdas. A água encanada que abastece as comunidades do interior provém quase que exclusivamente de fontes localizadas nos morros da região, sendo armazenadas em grandes caixas d’água, mas estas fontes já dão sinais de escassez. Para consumo humano, em locais onde a água já acabou, o abastecimento está sendo feito com caminhões pipa contratados pelos próprios moradores.

A exceção é Rio Cedro Alto, uma das únicas comunidades que não possui rede de distribuição ou armazenamento e será uma das mais castigadas se a seca perdurar por mais alguns dias, pois as únicas opções de coleta de água são os poços nas residências, que inclusive muitos já estão secos, assim como muitos outros em todo interior.

Outra opção para os moradores da localidade seria o pouco da água que ainda corre pelo Rio Cedro, que em seu trajeto corta a localidade, mas devido a extração de seixo de forma predatória por uma empresa, associada a omissão das autoridades responsáveis, o leito do rio se encontra muito abaixo do nível necessário para levar água até as propriedades somente com a força da gravidade, forçando o uso de bombas que são de caro investimento e manutenção.

Criadores de frangos serão os mais prejudicados
No interior de Nova Veneza água está no limite da escassez

Como não é época de plantio de praticamente nenhuma cultura, quem deixará de ganhar serão os criadores de frangos.

“O caminhão vem hoje coletar nossa produção, depois teremos que aguardar mais ou menos uns 20 dias para ver como irá ficar a situação, sem previsão de chuva, com esta escassez não dá para arriscar.” Afirmou o produtor Nivaldo Felisbino de Rio Cedro Alto.

Segundo Felisbino, na última fase da criação os cerca de 8 mil frangos de um dos seus aviários chegam a consumir até 12 mil litros de água por dia.

Barragem do Rio São Bento
No interior de Nova Veneza água está no limite da escassez

Por enquanto os locais que recebem água tratada da Casan, provenientes da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, ainda podem contar com alguma tranquilidade, pois a administração do local garante que apesar do cenário exibir uma grande área seca do leito do lago, ainda há água para abastecer toda a região por mais de 250 dias. Desde que a população seja consciente e use o recurso de forma responsável.

Previsão

As previsões para os próximos dias não são muito animadoras, por enquanto há apenas previsão de chuva para esta quinta-feira, 24, mas não irá amenizar o problema.

“Serão dias com manhãs e noites frias e com um pouco mais de calor durante a tarde”, comenta Ronaldo Coutinho da Agência Clima Terra. Segundo ele, chuva só nesta quinta-feira. “Será na madrugada e na manhã, apenas durante algumas horas”, argumenta.

13 Comentários

  1. Esses municípios pequeninos nunca são lembrados. Quando falam em barragem no sul, todos apenas se lembram da grande e bela Criciúma.

  2. A ignorância de alguns indivíduos é tão grande que chega a me dar nojo!
    Turma de hipócritas!
    O assunto em pauta não é a geologia ou localização. O assunto é que vamos iniciar uma fase mais difícil ainda e muito mais preocupante do que essa doença que estamos enfrentando.
    Reflitam e economizem ÁGUA!!!

  3. Por que esta ênfase do portal em incentivar um erro lamentável que é vincular cenas da Barragem do Rio São Bento aí município de NV e não ao seu verdadeiro cenário físico e geográfico que é o município de SIDERÓPOLIS? Isso é desinformação acuntosa e que merece repúdio da população de Siderópolis. Está na hora de protestar contra estes desmandos, prefeito Hélio Cesa.

  4. Nova Beluno (atual Siderópolis), Nova Veneza e Treviso têm as mesmas origens. Integraram a mesma Colônia, implantada em 1891, pelo siciliano Miguel Napoli. Portanto, somos irmãos. O desenvolvimento de um deve ser motivo de orgulho e satisfação para os outros. Se convivermos em Paz, cresceremos, também, espiritualmente.
    Tenham todos um bom final de semana!

  5. até onde sei quem inaugurou a barragem foi o prefeito de Siderópolis junto com o presidente lula…..entao a barragem pertence a sideópolis SIM

  6. A barragem nunca foi de Siderópolis, é só olhar em qualquer mapa geopolítico, em Siderópolis não tem nada de bom e eles têm que ficar brigando por qualquer bobagem…

  7. Parabens pela reportagem, retrata a nossa realidade neste momento, tambem sou produtor, e alojo 57000 frangos e tenho agua para apenas mais alguns dias. Realmente a comunidade de Rio Cedro Alto é a unica que não possue agua encanada, embora possua em seu territorio um dos maiores mananciais de agua potavel do municipio.
    Tambem parabenizo por tocar no assunto Extração de seixo rolado do Rio Cedro, fui uma das primeiras pessoas contrarias a forma de extração. Não fui contra a extração pois em alguns locais ela era nescessaria, pois os terrenos eram facilmente invadidos por enchentes frequentes, mas
    a extração foi feita de mainera abusiva , com 100% do seixo extraido, na maior parte do rio a extração foi feita até a lage, e com larguras muito superiores a original. Certos locais o rio chega ter 50 metros de largura, antes 14 metros.

  8. Já que você gosta tanto de Siderópolis, da próxima vez
    escreva Siderópolis com letra maiúscula.

  9. Caro Leitor, gostaria que você nos apontasse onde no texto há menção que a barragem está situada em Nova Veneza? Ass. Editor Portal Veneza

  10. gostariaq voces se retratassem…pois a barragem do rio são bento fica situada em siderópolis……e voces sabem disso…