Nicola Gava é o novo presidente da Confraria Pan & Vin

O pesquisador Nicola Gava foi empossado no último dia, 3, como o novo presidente da Confraria Neoveneziana Pan & e Vin.

Depois de ser o secretário da entidade por seis anos, Gava assume o cargo do Confrade Marcelo Branco Pacheco e terá como vice-presidente Alberto Ranacoski, o Betão.

Fundada em 12 de setembro de 2011, a confraria é composta por nove sócios que se reúnem anualmente de março a novembro em nove reuniões ordinárias.

Cada encontro é organizado por um confrade, que traz um palestrante e um convidado especial. “Além de estudos no universo da enogastronomia ela tem ações culturais, sociais, filantrópicas, viagens e de conhecimento em geral. Este ano o tema da Pan & Vin é “Capel di Paja” (Chapéu de Palha) e a viagem internacional intitulada “Vinhedos de Portugal” que vai acontecer em setembro de 2018 em Portugal”, explica Nicola Gava.

Além de estudar o mundo dos paladares, a Confraria Pan & e Vin procura agregar conhecimento geral e já participaram das palestras das mais diversas profissões. “Nosso conhecimento não se restringe ao grupo, pois passamos para a sociedade como um todo através das ações que desenvolvemos, entre elas uma palestra aberta ao público no Palazzo Delle Acque”.

A cada ano o grupo comemora o aniversário de fundação com uma viagem. Eles já foram para a Argentina, Chile, e em 2017 estiveram na capital federal, Brasília. “Com a viagem programada para Portugal em 2018 nós começamos a nos preparar. Vamos estudar a geografia, a história, a cultura daquele país para irmos nos embasando”, coloca Gava.
O mandato de presidente dura um ano, começa no 1º domingo do mês de dezembro e não é permitida a reeleição. Cada confrade contribui mensalmente com R$ 100 e as esposas participam apenas de dois eventos no ano: a véspera do Dia das Mães e a cerimônia de posse da diretoria. Para o próximo ano, a Confraria Pan & Vin quer trazer algumas novidades para a Festa da Gastronomia.

“Nós participamos com um stand, embelezando a festa e arrecadando fundos. Trouxemos um outro tipo de vinho, além dos coloniais, visto que o consumo do vinho tem aumentado a cada ano no Brasil e no mundo. Esse projeto novo vamos apresentar em março, e busca agregar valores étnicos para a Festa da Gastronomia através da confraria”, adianta o novo presidente.

João Manoel Neto