Neymar… craque e mimado!

Gerou muita repercussão o comentário feito pelo ex-jogador Casagrande, ídolo do Corinthians, em que o mesmo chamou Neymar de mimado e individualista. Várias opiniões a favor e contra o comentarista da rede globo foram vistas nas mídias e redes sociais, a mais significativa e contra claro, foi a do pai de Neymar Júnior.

Neymar “pai” chamou Casagrande de abutre, e fez questão de afirmar que o filho é um gênio e que Casão não passou de um jogador mediano e que deu muito mal exemplo na sua vida. Bom, que Neymar é mimado e individualista não
precisa o Casagrande nos dizer, e que o Sr. Neymar “pai” sempre irá defender seu pupilo, também não é segredo, já que o mesmo precisa proteger o negócio Bilionário da família.

E na minha modesta e humilde opinião está aí o “desandar” do mingau. Neymar é uma empresa, um negócio, e desde os seus 12 anos onde o menino franzino começou a receber salário de jogador profissional nas categorias de base do Santos.

A cobrança e ao mesmo tempo a bajulação excessiva transformaram a índole desse jovem, e quem acompanha o menino Ney desde a sua estreia até hoje, nota que seu comportamento não mudou, o jogador é sim um craque, mas suas atitudes não condizem com sua habilidade nos pés, a arrogância transpassa o talento, e a ânsia de mostrar que é melhor que todos fazem muitos amantes desse esporte coletivo não gostar do camisa 10 da seleção brasileira.

Se buscarmos no decorrer da carreira desse atleta de 26 anos, vimos muitas situações que condizem com seu rótulo de craque e mimado, no Santos por exemplo, seu primeiro clube profissional, apesar de alguns títulos importantes, Neymar travou uma briga em pleno gramado com seu comandante Dorival Júnior, o técnico cobrou o jogador uma situação de jogo e Neymar deferiu insultos, gestos e palavrões.

Dorival como ótimo técnico, cobrou após o jogo da diretoria uma punição ao atleta, e teve como resposta a “absolvição” de Neymar e sua demissão de presente. Sua transferência ao Barcelona foi extremamente conturbada, com diversos crimes fiscais praticados por seu pai, Neymar chegou ao clube catalão jurando ser coadjuvante de Messi, e que isso jamais seria problema, e não foi, até certo tempo.

Formou uma grande amizade com o craque Argentino, que por muitas vezes dividia a atenção com Ney, mesmo sendo o melhor do mundo por 5 anos, e juntos ganharam muitos títulos. De longe o melhor período de Neymar na carreira.

Em agosto de 2017, após pouco mais de 4 anos em Barcelona, Neymar cansou de ser coadjuvante, e motivado em ser protagonista partiu para Paris, na transação mais cara da história do futebol, o menino Ney chegou ao Paris Saint-Germain com todo status e glamour de craque, arrancou a camisa 10 do Argentino Pastore e já iniciou causando constrangimento.

Findando sua primeira temporada com o clube parisiense, Neymar foi protagonista sim, mas de muita confusão e clima ruim no vestiário. O craque Brasileiro exigiu ser o batedor oficial do time, função essa exercida pelo Uruguaio Cavani, maior artilheiro da história do Paris Saint-Germain e atacante do clube a mais de 6 anos.

O ápice dessa briga foi em campo, diante de todas as câmeras, o amigo Daniel Alves arranca a bola de Cavani e dá ao “parça” Ney para ele bater a falta na vitória do clube de Paris contra o Lyon no campeonato Francês. Claro que Neymar é um astro por méritos e muito talento, jogadas espetaculares, dribles, gols e títulos, tudo isso ao custo de muito desconforto e brigas com imprensa, colegas e torcidas.

Hoje em um ano de Paris, Neymar é mais vaiado por torcedores do que aplaudido, e as especulações de uma possível transferência já é comentada nos bastidores. Sou um amante do futebol, gosto de assistir do amador ao profissional, e claro gosto muito de ver o menino Ney nos gramados. Sua habilidade e seus lances são sim de verdadeiro craque, mas não compactuou com seu comportamento.

Na minha análise, vejo Neymar preocupado exclusivamente consigo mesmo, não toca a bola em diversos momentos da partida, e gera muito desconforto em seu time, é só prestar a atenção nos jogos. Como brasileiro, torço muito
por ele, e torço mais ainda para Neymar encontrar a verdadeira essência da coletividade, mesmo acreditando que os 5 anos ao lado de Messi não serviram muito ao seu aprendizado pessoal.

Agora Neymar chega a um momento crucial em sua carreira profissional, tem a chance de fazer história com a seleção Brasileira em ano de copa do mundo, e terá a oportunidade de fazer do Paris Saint-Germain um clube vitorioso no futebol europeu, porém ele precisa mudar, evoluir. A humildade precisa ser uma virtude mesmo que pequena nesse período.

Neymar precisa entender que sozinho no futebol não se ganha nada. Por fim, tenho certeza que Neymar é uma criação de um país sem educação, onde crianças supertalentosas podem fazer o que bem entenderem, onde os clubes são reféns de pais gananciosos e que fazem dos seus filhos suas máquinas de ganhar dinheiro. Aqui no Brasil a
dedicação e comprometimento é facilmente substituído pelo talento, se você tem talento, já é 90% do caminho andado… triste realidade.

Assim vamos formando craques e arrogantes, que se acham mais do que verdadeiramente são, criamos rótulos, apelidos, e por muitas vezes achamos divertido certos desrespeitos e ostentações. Que possamos verdadeiramente formar atletas de verdade, pessoas que respeitam seus colegas, que tenham comprometimento com resultados coletivos e que possamos nos orgulharmos não somente pelo futebol, mas pela conduta exemplar.

CURTAS…

  • O Meia DUDU retorna ao Metropolitano, após jogar a última edição da LARM pelo Mesquita, o ótimo jogador chega na vaga de Juca, que foi para o Campeão AEC.
  • Outro que retorna ao Metropolitano é o meia Luan, o camisa 10 retorno ao clube após dois anos.
  •  O atacante Borrachinha pode sim ser o destaque do Caravaggio, o jogador foi bem no último regional defendendo o Mãe Luzia.
  •  Nesse ano, o Metropolitano completa 20 anos de sua recriação, um dos responsáveis pela reativação do clube é o meu amigo Júlio César Gava, o pudim.
  •  Conversei com o guerreiro Nelsinho Ghislandi, o mesmo me comentou que esse ano será campeão da LAC, custe o que custar!!! Nelsinho merece todos os méritos, é um batalhador do esporte, e diferente de muitos, não faz questão de holofotes.