Neoveneziano é vice-campeão em torneio internacional de Jiu Jitsu

No último final de semana, em Balneário Camboriú, aconteceu o International OPEN IBJJF, campeonato da principal federação de Jiu Jitsu do mundo.

O evento reuniu atletas profissionais e não profissionais do mundo inteiro. Rafael Minatto, morador de Nova Veneza, saiu vice-campeão da categoria Master 1, de 30 a 35 anos.

Jiu Jitsu
Em 2019, Minatto já foi campeão nessa mesma categoria, no Floripa Open da IBJJF.

Minatto luta desde 2008, entre pausas e retornos para o esporte. Em 2019 já foi campeão nessa mesma categoria, no Floripa Open da IBJJF. Na época chegou a ficar em 10º no ranking brasileiro.

Para o atleta, além de conquistar títulos, participar das competições traz experiências e aprendizados que muitas vezes apenas a prática do esporte não proporciona. “Competir pra mim é uma satisfação enorme. Desde criança, com futebol, depois no surf, onde conquistei vários títulos no amador, e agora no Jiu Jitsu, sempre procurei competir também como forma de evolução no esporte. Até o erro que se comete é um aprendizado”, revelou.

Rotina de treinos no Jiu Jitsu

Se engana quem acha que um atleta, mesmo não sendo profissional, não tem uma rotina puxada de treinos.

Neoveneziano é vice-campeão em torneio internacional de Jiu Jitsu

Além de lutar três vezes por semana, exercícios aeróbicos e musculação também fazem parte da rotina de Rafael. “Também é importante cuidar da alimentação, pois cada categoria tem um peso. Para essa última competição, por exemplo, precisei emagrecer bastante em um curto período”, falou.

Por Flávia Bortolotto