Neoveneziano é homenageado com nome de rua

Todos os legisladores votaram a favor da proposição que aguarda sansão do prefeito municipal.

Um projeto de lei de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) para denominar como rua Nicolau Frigo, aquela que inicia na rua Alfredo Pessi e termina no Rio Mãe Luzia em Nova Veneza foi votado durante a sessão ordinária desta terça-feira.

Para trazer detalhes  do neoveneziano homenageado, Nicolau Frigo, ou Nicola, como era carinhosamente conhecido,  a filha Iraci Frigo fez uso da Tribuna Livre.

Na oportunidade, fazendo a leitura do histórico de vida do pai, Iraci destacou que Nicolau Frigo, nasceu em 2 de março de 1924 e faleceu em 11 de outubro de 2012. Como filho de agricultores, trabalhou na lavoura, mas também ao longo de sua vida trabalhou como carpinteiro e também durante um período na Tecelagem dos Fontanella, como era conhecida em Nova Veneza a Indústria Reunida Santa Mônica. Foi também padeiro na própria padaria que montou, e mais tarde foi dono por mais de três décadas de um armazém onde atendia a população a qualquer hora, junto com a esposa Delvina Gava Frigo, com quem se casou em 31 de janeiro de 1948. Frigo não abriu mão que os três filhos tivessem formação acadêmica.

O autor da moção destacou que todo projeto de lei de rua  com denominação, o homenageado tem que ter uma vinculação histórica com o município. “A gente sente a emoção das pessoas quando seus entes queridos recebem esta denominação através de um projeto de lei. Nicola era uma pessoa querida por todos, sempre alegre. A pessoa que quer descobrir porque o Nicola Frigo tem o nome de rua, é só vir nos anais desta Casa e ver todo o processo de lei do legislativo de minha que ali esta a justificativa das comissões que aprovaram e também o histórico dele de contribuição com Nova Veneza”.

O vereador Carlos Eduardo Ghislandi (MDB) lembrou que Nicola fez parte da sua infância. “A gente conviveu com os netos dele, era próximo da família, então a gente sempre teve uma convivência muito bacana, sempre uma pessoa de bem com a vida, brincava com a gente, sempre tratou todo mundo com muito respeito. Teve seu comércio, teve a sua vida marcada em Nova Veneza, contribuiu com o desenvolvimento da cidade, então é mais do que merecido. A gente gosta de ver quando pessoas que realmente fizeram algo pela cidade são homenageadas”, comemora.

O vereador Edaltro Bortolotto – Dalto (PSDB) recorda que Nicola participava ativamente da politica. “Me lembro bem dele na eleição de 96 que ele era o primeiro que chegava de fusquinha com a bandeira nas costas e participou de todos os comícios. Era uma pessoa que se dava bem com todo mundo, uma pessoa carismática. Essa é uma pequena homenagem que a gente faz através desta Casa, mas que vai ficar eternamente gravada em nosso município”, afirma.

O vereador Cesar Augusto Paseto (PSDB), disse que a família Frigo em Nova Veneza é uma família tradicional que ajudou a construir Nova Veneza. “Nicola fez sua parte também,  nos comércios, nos serviços e também teve a preocupação na educação de seus filhos que hoje são pessoas do bem e que só ajudam o município de Nova Veneza”.

Os demais vereados presentes na Casa, também fizeram questão de falar no plenário sobre este projeto de lei. O vereador Claiton Zani (MDB) parabenizou os familiares e relatou estar feliz em conhecer o histórico de uma pessoa que contribuiu muito com Nova Veneza e que se dedicou na criação dos filhos.

Já Edgar Preis (PP) acredita que nome de rua é sempre importante, e que as pessoas que são lembradas, são porque contribuíram com a comunidade.

Igualmente o vereador Altevir Selesio Amboni (PP) parabenizou o autor da indicação e a família do homenageado.

 Rafaela Trombin Maciel

2 3