Colunistas Willians Biehl

Nem tudo mudou

blank

Campanha moderna

Esta campanha eleitoral foi a primeira de Nova Veneza em que a internet foi protagonista. Muitos candidatos aproveitaram ao máximo a ferramenta, já outros perderam a oportunidade.

Nem tudo mudou

Se a forma de se apresentar para o eleitor mudou, o jeito de conquistar votos na base do dinheiro ainda continua a mesma desgraça. Claro que não podemos generalizar essa conduta, há quem não se preste ao papel de corrupto ou corruptor.

Vergonha alheia

Há também aqueles eleitores que perderam uma excelente oportunidade, a de ficarem calados. Pois pelas redes sociais mais fizeram seu candidato perder do que ganhar votos. Será que o máximo que essas pessoas têm a oferecer como seres humanos é o que vomitaram na internet nos últimos dias?

Fora da Veneza

blank

A neoveneziana Giovana Mondardo, filha do empresário Nelson Mondardo, conquistou uma cadeira no legislativo Criciumense pelo PCdoB. Foram 2.430 votos, a segunda mais votada.

Na Serra

Já em Bom Jardim da Serra, Pedro Luiz Ostetto do PSD, venceu a disputa para prefeito com 1.702 votos. Ostetto é irmão da dona Mariza Ostetto Waterkemper, esposa de Walter Waterkemper. Pedro, que foi vereador por três mandatos, havia perdido a eleição anterior por apenas 32 votos.

Mesa diretora

Nos próximos dias deve ocorrer uma reunião entre os vereadores eleitos do PP, MDB e PSL, para definir a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Nova Veneza. Uma das propostas seria mandato de apenas um ano, assim seriam prestigiados quatro dos cinco vereadores que irão compor a oposição ao governo de Rogério Frigo.

Desidratação

Conversei com Aroldo Frigo Junior, vereador mais votado nesta eleição sobre a redução da sua votação se comparada ao pleito de 2016. Se compararmos as duas últimas eleições, só quem aumentou a votação foi Bete Bortolotto. Pois todos que buscaram a reeleição em 2020 reduziram seus votos. Na opinião de Aroldinho, a quantidade de concorrentes geograficamente próximos e dentro da coligação foi a responsável pela redução.

Gente estranha

O ex-prefeito e vereador eleito, Evandro Gava, afirmou que ficou impressionado com a quantidade de pessoas que ele não conhecia e que vieram votar no município. Para ele, há um grande esquema de pessoas que não possuem nenhum vínculo com Nova Veneza, porém, estão votando por aqui. Ainda segundo Gava o problema deve ser resolvido assim que Nova Veneza tiver votação com biometria, sendo assim, todas essas pessoas teriam que se recadastrar e novamente provar residência por aqui.

Vírus chinês

Olha, se o número de casos da covid-19 não aumentar no município já na próxima semana, os cientistas estão todos errados sobre as medidas restritivas para combater o coronavírus. O último fim de semana foi cheio de aglomerações em toda Nova Veneza.

Falando em números

Para quem gosta de números, o jovem Maicon Maravai, que é um apaixonado por política, gentilmente compartilhou com a gente várias métricas da eleição do último domingo. Os dados mostram a diferença entre o resultado e as previsões anteriores ao pleito.

blank
blank
blank
blank
blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.