Múltiplo rompimento de fibra ótica no Sul prejudica clientes da GVT, Vivo, Tim e Claro

Quem é cliente de internet banda larga da GVT e de serviços de conexão 3G e de voz das operadoras Vivo, Tim e Claro enfrentou problemas para se conectar durante a tarde desta quarta-feira em três estados do Sul do país: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo nota da GVT, houve “lentidão ou dificuldade de acesso no início da tarde”. O serviço da companhia foi afetado pelo rompimento de três pontos da rede de longa distância na rota entre Curitiba e São Paulo que faz a comunicação de dados para várias operadoras de telefonia que operam na região Sul com o resto do país – entre elas estão Vivo, Tim e Claro.

Segundo a companhia, equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço que foi retomado nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul por volta das 16 horas desta quarta-feira. A GVT disse ainda que é recomendável desliguar e ligar novamente o computador e o modem, antes de fazer uma nova conexão.

A Claro também afirma que enfrentou instabilidade, causada por uma falha na rede de um fornecedor que prejudicou parte de seus assinantes no estado do Paraná “a partir das 13h 25 min desta quarta-feira”. A operadora disse também que previsão é de que os seus serviços voltem a funcionar 100% ainda nesta tarde – o que ocorreu por volta das 17h30min.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que abrirá processo administrativo para apurar as falhas. Segundo a agência, ocorreram problemas em redes de fibras ópticas que resultaram em queda de qualidade e, a partir de 13h, na interrupção dos serviços de longa distância, telefonia móvel pré-paga (voz e SMS) e internet nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, a agência determinou que as agências ressarçam os consumidores. Quem se sentiu lesado pela falta de serviço deve entrar em contato com a Anatel.

Serviços de Vivo e Tim já voltaram a funcionar mais cedo

A Vivo informou que, por volta das 13h, clientes de Paraná e Santa Catarina tiveram problemas na utilização dos serviços de voz e dados da empresa, devido ao mesmo incidente. Segundo a operadora, a situação foi normalizada em torno das 15h 40 min, “após a mobilização de equipes técnicas para a recuperação dos serviços no menor prazo possível”.

A TIM também emitiu uma nota confirmando que seus clientes na região Sul podem ter encontrado dificuldades para utilizar os serviços de voz e de dados, também por causa do triplo rompimento de fibra ótica da rede de transmissão que interliga os sistemas dos estados afetados com o restante do Brasil. A solução para os clientes da Tim já foi anunciada pela empresa, que disse que “técnicos da TIM e de empresas parceiras atuaram na correção do incidente e os serviços foram restabelecidos às 16h 30min”.

Embora as reclamações no Twitter sejam generalizadas para todas as operadoras de telefonia móvel, a Oi afirma que sua rede não foi afetada pelo incidente e que seus clientes não enfrentaram problemas nesta tarde.

A NET, que ofrece a banda larga Vírtua, informou em nota que o serviço de internet opera normalmente na região Sul, sem interrupções.

Mônica Oliveira / O Globo