Mulher: você merece cuidar de si!

Março chegou: e com ele chegam as flores, as cores e os aromas. Mas com ele também chega uma data extremamente importante: o dia internacional da mulher.

Baseado nisso, podemos pensar o quão temos cuidado de nós mesmos, tanto no âmbito físico como emocional, entendendo que somos seres integrais com mente e corpo, e que ambos necessitam de cuidado. Quando não cuidamos, provavelmente no futuro precisaremos tratar, e por isso te pergunto: o quão tens olhado para ti?

A rotina do dia a dia cada vez mais corrida, muitas tarefas a cumprir, atividades a executar, metas a alcançar: mas não esqueça que, para realizar isso tudo, você precisa estar bem. Antes mesmo de sermos profissionais, mães, pais, filhos e filhas, dentre outros papeis, somos seres humanos e é sobre a vida humana em que estamos falando, sobre vivenciá-la e apreciá-la.

Isso não quer dizer que a vida é “um mar de rosas”, mas sim que nós temos a capacidade de superar conflitos, ressignificá-los e tirar uma aprendizagem. Entendendo que o passado não pode ser modificado, ele pode nos ensinar algo. O presente, é o momento em que podemos fazer o que quisermos com ele, e o futuro ainda não chegou. O saudável é vivenciarmos cada vez mais o hoje, valorizando o momento presente, pois é ali que a vida está. No hoje, no agora, no momento.

Atitudes de cuidado consigo, e que funcionam até mesmo como caráter de melhoria da saúde mental, são: momentos de lazer, permitir-se descansar, ter hobbies e executá-los, reservar um momento da semana para realizar alguma prática de cuidado de acordo com a sua realidade de vida, e por mais simples que seja: é o seu momento e isso acaba fortalecendo a sua essência, fazendo com que você se sinta melhor.

É importante dizer que o autocuidado é essencial na manutenção em saúde
mental, mas faz parte disso também, quando sentir necessidade, buscar auxílio profissional. Reconhecer quando é o momento de pedir suporte, e permitir-se ser acolhido e ajudado, e está tudo bem. Está tudo bem não estar cem por cento o tempo todo, afinal, somos seres humanos. Cuida de ti, cuida da tua saúde mental, te fortalece, e conseguirás olhar para a vida como ela é: com suas cores, dores, curas, amores, desafios e conquistas.

Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni

Mulher: você merece cuidar de si!
Mulher: você merece cuidar de si!