A chuva volumosa em razão da formação de um ciclone extratropical que atinge Santa Catarina nesta semana, está provocando alagamentos em diversas localidades de Nova Veneza. Até o momento, a Defesa Civil do município já registrou duas ocorrências com moradores desalojados.
Uma das situações ocorreu no distrito de São Bento Baixo no bairro Garuvinha e a outra no Caravaggio. Em um dos casos os moradores foram removidos para a casa de um vizinho e do outro para um parente.
Ainda no Caravaggio foram registrados alagamentos na avenida José Ronchi (vídeo) e nas ruas: Papa João XXIII, Ernesto Zanardo, Geovane Spilere e Frei Elizeu.
O coordenador da Defesa Civil de Nova Veneza, Carlos Savi, solicitou que os moradores que estiverem em situação de risco entrem imediatamente em contato com a Defesa Civil do município. “Se o local onde a pessoa se encontra está em área sujeita a inundação ou alagamento, deve imediatamente procurar lugar seguro ou contactar a Defesa Civil para remoção dos atingidos. As pessoas nunca devem esperar para que chegue numa situação crítica, onde o socorro seja mais difícil. Sempre lembrando que existem regiões mais propensas a alagamentos, então quando houver avisos dos meteorologistas e dos meios de comunicação, procurar um lugar seguro,” afirmou Carlos.
Você pode entrar em contato com a Defesa Civil de Nova Veneza pelo número (48) 3471-1767 que também é WhatsApp. Em caso de emergência o Corpo de Bombeiros também deve ser acionado pelo número 193. A Polícia Militar do município também está participando do monitoramento.
Chovendo mais que o previsto
A previsão do acumulado de chuva para o litoral de SC para todo o mês de agosto, segundo a Epagri/Ciram, era de até 150mm, porém desde que a chuva começou no último sábado, 06, a estação meteorológica Aurora, instalada no distrito de Caravaggio, já registrou mais de 250mm de chuva. Você pode acompanhar os dados da estação em tempo real neste link.
Por conta do volume de chuva, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco de deslizamentos para os municípios de Nova Veneza e Sombrio.
Rajadas de vento
A previsão de fortes rajadas de vento válida até a noite desta quarta-feira, 10, de acordo com a Defesa Civil, podem chegar a 100 km/h em todas as regiões do estado, com exceção do Oeste, onde a velocidade máxima deve ser de 80 km/h.
Nas áreas costeiras da Grande Florianópolis e do Litoral Norte, as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h. O tempo só começa a melhorar na noite desta quarta-feira.
Por Willians Biehl