Missa do Crisma reúne cerca de 2 mil em Nova Veneza

Na noite da últim Quarta-Feira Santa, 04l, a Igreja Matriz São Marcos, em Nova Veneza, recebeu cerca de dois mil fieis de toda a diocese para a Missa do Crisma.

Na presença de todo clero diocesano e boa parte do religioso, o bispo Dom Jacinto Inacio Flach manifestou sua alegria em ver tantos rostos no grande momento da Igreja Diocesana. “Hoje celebramos também os 100 anos desta paróquia. Certamente tantas bênçãos e graças aconteceram nesta caminhada”, disse no início de sua homilia.

A leitura do Evangelho foi proferida pelo diácono Éder Carminatti, que também participou da procissão dos Santos Óleos, portando o Óleo do Crisma, junto a um grupo de catequistas e crismandos. Os Óleos dos Catecúmenos e Enfermos foram levados por Ministros do Batismo e Pastoral do Batismo, e membros da Pastoral da Saúde e Samaritanas.

Em sua reflexão, o bispo recordou a leitura de Isaías: “Cristo assume sua vida como ungido do Senhor, o enviado por Deus para trazer vida ao mundo e renovar a vida que estava contaminada e triste, vida que havia sido manchada pelo pecado e trazer a paz aos corações. Tenho certeza de que todos que estão aqui e nos acompanham, e muitos outros, tem um coração humilde e acolhedor para viver esta vida nova que Cristo nos trouxe”.

Na homilia que antecedeu o rito da Benção dos Santos Óleos dos Catecúmenos e Enfermos e a Consagração do Óleo do Crisma, Dom Jacinto enfatizou também o papel dos padres, que na mesma noite renovaram suas promessas sacerdotais. “Eles continuam a ser presença viva de Jesus no meio da comunidade; estes que foram ungidos e consagrados a serviço da Igreja e do povo de Deus”.

O bispo convidou os fieis a voltarem seus olhos para aqueles que necessitam da presença fraterna e solidária dos irmãos em Cristo. “Tantas coisas bonitas acontecem nas comunidades, porque as pessoas que crêem na voz de Jesus Cristo enxergam onde precisam estar, começando por todos os trabalhos de pastorais e movimentos, onde generosamente as pessoas participam, em união e comunhão com seus padres”.

Sobre as manifestações de fé do povo de Deus durante a Quaresma, Dom Jacinto acrescentou: “São milhares e milhares de pessoas se confessando, e isso só pode trazer muita benção para suas famílias e comunidades”.

Ao final da Santa Missa, o bispo e os mais de 60 padres presentes receberam a oração do povo, e em gesto de gratidão, botões de rosa e produtos da cidade.

Cada paróquia, representada por um grupo de leigos e pelo pároco recebeu as caixas com os santos óleos que serão usados durante o ano inteiro.

O diácono Éder convidou a todos para participarem de sua ordenação sacerdotal, no dia 15 de setembro, às 15h, em São Bento Baixo, Nova Veneza, e também o rogacionista Irmão Carlos André Câmara, para sua ordenação diaconal no dia 28 de abril, às 15h, na Capela Santo Aníbal, no bairro Jardim Angélica.

O pároco, Pe. Itamar Mazzuco, agradeceu a presença dos fieis e à diocese pela oportunidade dada à paróquia de sediar a Missa do Crisma no ano em que completa seu centenário de fundação. Antes da benção final, Pe. Itamar convidou todos os presentes a cantar os parabéns ao Pe. Silvestre Koepp, pela passagem de seus 71 anos de vida.

Após a celebração, todos seguiram até o salão paroquial, para um delicioso coquetel oferecido por todas as comunidades da Paróquia.

Texto e fotos: Bibiana Pignatel

 Missa do Crisma reúne cerca de 2 mil em Nova Veneza
Missa do Crisma reúne cerca de 2 mil em Nova Veneza
Missa do Crisma reúne cerca de 2 mil em Nova Veneza
Missa do Crisma reúne cerca de 2 mil em Nova Veneza
Missa do Crisma reúne cerca de 2 mil em Nova Veneza