Por Redação Portal SATC
Primeiro brasileiro a ir ao espaço, Pontes comemora nesta sexta-feira (29), 13 anos do feito.
É a união de esforços que irá transformar um país. “Temos uma única bandeira. Não somos vários brasis, mas um Brasil. Foi esse gesto que fiz quando estava decolando e apontava para a bandeira brasileira e é isso que pretendo aplicar”, ressaltou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes. Na tarde desta sexta-feira (29), ele conheceu parte da estrutura da Satc. O dia também marca os 13 anos em que Pontes subiu a bordo da Soyuz TMA-8, se tornando o primeiro brasileiro no espaço.
Na passagem pela Satc o ministro foi recebido pelos estudantes. Ele visitou os laboratórios de mecânica, Pronto 3D, Cocreation Lab, e os projetos AeroSatc e o carro elétrico Inowattis. “Procuramos mostrar um pouco da inovação que a Satc está promovendo, apresentando os projetos que são realizados aqui”, ressaltou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
A visita do ministro marca os 60 anos de fundação da instituição – que serão comemorados em maio – e fortalece uma parceria de seis décadas entre a indústria carbonífera, mantenedora da Satc, e o ensino. “É fundamental essa parceria entre o público e o privado, principalmente fortalecendo a educação. Santa Catarina tem muito disso, dessa disposição em participar”, ponderou Pontes.
No roteiro, o ministro seguiu para o Centro Tecnológico (CTSatc) onde pode conhecer melhor a planta piloto que está sendo finalizada para a captura de CO2. Projetos desenvolvidos no CTSatc são oriundos de parcerias com o próprio Ministério de Ciência e Tecnologia, Finep e Fapesc. “Nossa intenção é fomentar propostas e estimular o desenvolvimento de projetos em Santa Catarina”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Holthausen.