Metro na semifinal da Copa Sul

No último final de semana foram disputadas as partidas que apontaram os semifinalistas da Copa Sul dos Campeões 2017. Em Caravaggio, os Azuis precisavam reverter a vantagem de 1 X 0 conquistada  pelo Água Verde de Pescaria Brava no jogo de ida mas  esbarraram  no espírito de luta  da equipe  visitante, no bom goleiro Júlio “ Vassoura ”  Cezar e na marcação de uma penalidade máxima convertida por Edy  e contaram apenas com o belo gol de Maicon Ermo  para   ficarem  no 1 X 1 que resultou  na desclassificação do atual  campeão.

Já em São João do Sul o Metropolitano que havia goleado em casa por 8 X 1 a equipe do Passo Magnus local foi surpreendentemente derrotado por 1 X 0 e com esta combinação de resultados, aliado ao empate do Turvo, embora alcançando a classificação, abriu mão da vantagem de jogar o segundo jogo da semifinal em casa.

Como após a goleada do jogo da ida acreditava-se que o Metropolitano não teria a menor dificuldade em no mínimo empatar e garantir a primeira colocação a Diretoria Vermelha e o Departamento de Esportes de Nova Veneza, em comum acordo, deu inicio as obras de reforma do gramado do estádio Darci Marini duramente castigado por uma praga de lagartas.

O prazo mínimo para o trabalho é de 15 dias e a ideia era que a grama estivesse perfeita para o segundo jogo decisivo que seria em casa.  Como a pontuação alcançada pelo Turvo foi superior não restou ao Metro alternativo senão atuar em outra praça esportiva.

Consultado a respeito, o Caravaggio, gentilmente cedeu suas ótimas instalações e ficou definido que Metropolitano e Turvo será no Sábado, as 15 e 30 h no Estádio da Montanha ficando o jogo da volta para o Sábado seguinte em Turvo. Acredito que será um jogão e basta ver a qualidade dos elencos para imaginar um grande espetáculo; basta lembrarmos da coluna do nosso colega Júnior Bortolotto que ressalta a presença entre os turvenses dos meias Gutierrez e Bruno Frigo.

Tem fotógrafo no céu

Pois gente!  Assim, sem aviso prévio, sem nada o Aires Cardoso deixou este mundo nesta terça-feira.  Conhecido por todos e com uma predileção especial pelo Caravaggio, o Aires era daquelas figuras queridas e simpáticas, sempre dando um toque especial de alto astral a sua volta.

Conheci o Aires nos tempos do Colégio Marista como um ótimo atleta de futebol de salão da época; o baixinho esbanjava habilidade. Depois trabalhou muitos anos na Rádio Difusora e enveredou pelos caminhos do jornalismo e da fotografia. Eu costumava brincar com ele dizendo que ele vivia batendo fotografias, mas elas nunca saiam da máquina… Agora o céu ganhou um grande fotógrafo e mais uma “Boa Alma”!

Ressurge o Hospital São Marcos

Nova Veneza já pode contar novamente com o pronto socorro atuando 24 horas por dia junto ao Hospital São Marcos.   Fruto de um acordo entre a municipalidade e o Instituto Corpore do Paraná seguem as tratativas para também serem reabertas as internações hospitalares, as cirurgias, os partos, enfim… Todos os procedimentos inerentes ao estabelecimento de saúde.

Acredito que a contratação do Diretor Paulo Conti, com vasta experiência na área e que conhece todos os caminhos do intrincado mundo da medicina regional será de suma importância para a tentativa de viabilização do funcionamento normal da entidade.

É claro que como resultado da política do Ministério da Saúde para os hospitais menores, a infinidade de exigências solicitadas pela Vigilância Sanitária, ANVISA e Corem, por exemplo, e a baixíssima remuneração ofertada pelo SUS esta tarefa se apresenta como das mais árduas.  Fica aqui minha esperança e desejo que tudo se solucione e possamos ver o Hospital São Marcos novamente como uma referência para o bem estar da população neoveneziana e arredores.

Finais do futsal das famílias

Na última sexta feira o Ginásio de Esportes de Nova Veneza foi palco das semifinais do Futsal das Famílias 2017.  No primeiro jogo em um encontro alucinante, os Mondardos reverteram nos minutos finais a vantagem dos Goes que jogavam pelo empate e em poucos minutos chegaram a marcação de três tentos alcançando o placar final de 5 X 4 e se qualificando brilhantemente para a  final.

No segundo jogo, embora jogasse pelo empate, os Gavas após igualdade em 2 X 2 no primeiro tempo acabaram derrotados com justiça pelos Vitalli por 3 X 2 (calma gente, brincadeirinha… na verdade o resultado final foi 9 X 2, mas 3 X 2 fica mais elegante!).

As finais serão realizadas em Nova Veneza na noite de quinta feira e teremos às 19 horas, Gava X Goes na disputa do Terceiro lugar e após a grande final entre a Família Mondardo (que busca o bicampeonato) e a Família Vitalli (que busca um título inédito).  Não há favorito e a disputa promete ser sensacional!

Dica da semana

Fugindo da mesmice, a dica da semana é a música “Lorena” do compositor americano Jay Ungar.  Em meio a alguns instrumentos destaca-se um violino que parece “cortar a alma ‘ e recria muito bem o clima da antiga guerra civil nos Estados Unidos que é o tema para o álbum onde a canção está inserida. Vale a pena ouvir.