Mesmo com protestos, 67º Romaria está mantida no Santuário de Caravaggio

Organização tem feito procissões a pé e conseguiu garantir estoque de alimentos para as festividades.

A 67ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio acontece nesse fim de semana, em meio aos protestos dos caminhoneiros e agricultores por conta do aumento do preço dos combustíveis. No entanto, os fiéis que desejam participar das festividades, no Santuário Diocesano, podem ficar tranquilas, porque a equipe de organização conseguiu garantir todo o necessário para manter a programação e a alimentação dos visitantes.

Conforme o coordenador do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep), Odenir Zanette, as manifestações chegaram a afetar as entregas de produtos e alimentos, mas foi possível garantir os mantimentos necessários para a celebração. “Por conta da greve o pessoal fica meio apreensivo, pensando que pode haver falta de alimentação e espaço. Mas garantimos que já temos tudo estocado para atender bem o romeiro que quiser prestigiar”, completa.

Em relação às procissões, na medida do possível as romarias estão sendo realizadas a pé, para contemplar também os que não possuem uma reserva de combustível. Porém, para o próximo domingo, 27, está mantida a transladação motorizada com a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio partindo da Igreja Matriz de Turvo, em direção à Nova Veneza.

“Acreditamos que nem todos que gostariam vão poder participar, mas quem conseguir acompanhar a procissão, melhor. A carreta com os 80 anjos que acompanharão a imagem da santa vai esperar na comunidade de Mãe Luzia, em Criciúma, para seguir com a procissão”, argumenta Zanette.

Inauguração do velário

O Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio, que em 2017 celebrou com júbilo os 50 anos de sua inauguração, neste ano inaugurou também um velário na parte externa do templo, atrás da Gruta de Nossa Senhora, uma das primeiras obras que contempla o projeto de revitalização.

A bênção e inauguração foi realizada na última quarta-feira, 23. “É um ambiente para queimar velas, mas não apenas um ambiente físico, é um ambiente que tem um aspecto religioso, porque não se trata apenas de acender uma vela e pronto. Há todo um rito, no sentido de pagar uma promessa ou mesmo de gratidão, uma expressão de fé que a pessoa faz”, ressalta o Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati.

De acordo com o pároco, o espaço ficou bonito e acolhedor. “O velário tem todo um conjunto, com duas pérgulas laterais e, de um lado, uma estampa de Nossa Senhora de Caravaggio e de outro a de Cristo Ressuscitado, em vidro, com iluminação interna. É um ambiente chamativo, um ambiente que realmente propicia uma interiorização no sentido verdadeiro ao fato de queimar velas”, conta.

​​Francine Ferreira