Me sinto cansada. É um cansaço que não passa.

É comum ao longo dos dias nos sentirmos cansados, ainda mais diante de uma rotina acelerada de compromissos e trabalhos cotidianos. Porém, tudo precisa ter uma dosagem né? Lembra que tudo o que é demais faz mal?

Existem dois grandes tipos de cansaço, o físico: que geralmente surge diante de um esforço físico intenso, ou por déficits vitamínicos no organismo, e o cansaço emocional: aquele em que a mente paralisa, bloqueia e possui dificuldades de produzir e criar. A grande diferença entre eles é que no caso do cansaço físico, descansar costuma resolver, ou até mesmo, a reposição das vitaminas faltantes.

No caso do cansaço emocional, que pode também ser chamado de estresse, o descanso muitas vezes não é suficiente e acaba trazendo sinais como: ansiedade, insônia, dificuldade de desacelerar, diante do cansaço cerebral. O cansaço emocional, se não tratado, pode avançar para outras patologias emocionais como estresse agudo, ansiedades, depressão, síndrome de bornout, dentre outras. Mas não vale sair se diagnosticando, hein? Busque um profissional para te ajudar.

Independente do tipo de cansaço, vale lembrar que és humano, precisas desacelerar e ter práticas de cuidado contigo mesmo. Faça o que te faz bem, o que te fortalece – físico e emocionalmente, e possivelmente isso contribuirá positivamente para a sua saúde emocional. Seguem algumas sugestões de práticas para espantar o cansaço:

  1. Dormir bem (e fazer higiene de sono);
  2. Praticar atividade física;
  3. Manter a sua psicoterapia em dia;
  4. Fazer o que lhe faz bem;
  5. Estar com quem ama;
  6. Permitir-se ser amada e cuidada;
  7. Reconhecer seus limites.

E aí, fez sentido? Se cuida!

Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni