Margarete Ugioni: Quem manda na sociedade?

18/02/2013 13:28

Ando preocupada com os últimos acontecimentos, muitas desgraças tem ocorrido no Mundo, e preocupada principalmente, com as desgraças que andam acontecendo pertinho da gente.

Já não se sabe mais quem é o bandido – bandido tem cara? Se nós cidadãos que trabalhamos e pagamos nossos impostos ou se os bandidos que andam à solta protegidos por várias leis (estatuto do menor, por exemplo).

Casas são metralhadas, famílias são assaltadas e esfaqueadas, casas pegam fogo e vai por aí afora. Quem explica tanta violência e impunidade? O que fazer para se defender e não sofrer represálias?

Não temos mais o direito à defesa. Caso formos assaltados é para não reagir e deixar que levem tudo, denunciar o roubo pouco adiantará porque a polícia tem muito que fazer e não consegue apurar tantas ocorrências. Se a gente sabe quem nos atacou, é melhor não denunciar porque podemos sofrer as consequências depois. E daí, como ficamos?

Para o bandido existem leis de direitos humanos e para nós? Quem poderá nos amparar e nos defender quando sofremos algum tipo de violência? O Chapolin?

Onde ficam os direitos humanos na hora em que um pai ou mãe de família é morto deixando filhos desamparados; ou então pais que perdem seus filhos prematuramente contrariando a lei da natureza, onde os filhos devem enterrar seus pais e não o contrário?

Tenho pensado bastante e perdido horas de sono, preocupada com meus filhos e netos, tento orientá-los para serem cidadãos responsáveis e batalhadores por seus direitos, mas não sei como orientá-los a se defender da Sociedade violenta que pune pessoas de bem. Dá impressão de que os fora da lei é que estão mandando na Sociedade. E o direito à segurança, onde fica?

O que nos reserva o futuro? Ninguém sabe.

Tenho medo…

Maria Margarete Olimpio Ugioni