Infoway cabeçalho
Colunistas

Maravai ghe sta una maravèia

Esta semana que passou acompanhei toda a alegria do casal Fabio Moro e sua esposa Gorete Zanoni com a chegada do pequeno Hyoran. Ao nascer de um filho, é toda alegria que um casal possa ter.

Veneza Construções
Despachante Ostetto
Hotel Bormon
Advocacia Previdênciária

E nesse clima estava o casal, quando o recém-nascido começou a passar mal, necessitou com urgência um hospital adequado para salvar o peque Hyoran. Nem vou entrar em detalhes dos caos que está a saúde pública deste país de percentual altíssimo de políticos corruptos.

Quero falar sim do amigo Maicon Maravai que ao ver os pais apavorados com situação da vida daquele anjo, prontamente mobilizou-se para reverter o quadro de vida ou morte. Maravai acionou políticos de nível estadual e diretores de hospitais pedindo socorro, conseguindo uma vaga no hospital infantil Seara do Bem no planalto serrano, na cidade de Lages.

Segundo as últimas informações a criança comeu a reagir bem seu quadro clinico. Esperamos o quanto antes, o Hyoran se recupere bem e volte para Nova Veneza. Maravai ghè sta bravissimo…. Conplimenti!!!

FELICIDADE & FELISITÀ

No registro fotográfico uma Nona muito especial com 97 anos. Seu nome já está escrito na expressão da foto, felicidade, isso mesmo, o nome dela é Felicidade Savaris De Mattia, filha de imigrantes italianos, nativa e moradora da localidade de Rio Manin que fica entre a localidade de Rio Jordão e o município de Treviso. Com um linguístico puritano, ela fala a língua “veneta”, um dos maiores vestígios da imigração italiana sul catarinense, cultuada e preservada por nós oriundos.

A simpática Nona tem muito para contar, pois foi o trabalho, o amor, a família e a fé que superou toda a dificuldade passada por condições que famílias colonizadoras passaram e venceram. Na foto, a carinhosa neta Sandra De Mattia Cúnico com a Nona. O nome Felicidade era muito comum nas famílias italianas, que na língua italiana è Felicità e no vêneto Felisità. E viva la saùte dea Nona, e viva la felisità!!!

SOREE INPREDITORE

As mais jovens empresarias neovenezianas proprietárias do Hotel Bormon Luana e Larissa Mondardo Bortolotto, hotel é cartão de visita na entrada principal de Nova Veneza. Larissa preside a Anet (Associação neoveneziana de turismo) e tem surpreendido pelo excelente trabalho voltado para o turismo e o comércio da capital mundial da Polenta. Brava cueste bee tosate..!!!

BON CONPLEAN CARLA

Quem trocou de idade está semana foi a “Sarabandete” Carla Ronconi Gamba. Opa, calma que eu explico o termo é no feminino, de quem frequentava a extinta Sarabanda Som, danceteria que marcou época em Nova Veneza. Na foto Carla e seu sobrinho Arthur Amboni se aquecendo para o Rivivere La Sarabanda que acontece no dia 15 de abril em Nova Veneza. Carla… saùte e paxe ancoi e senpre!!!

EL GÀ FA 45 AN

Empresário e advogado neoveneziano Giovanni Brogni reuniu familiares e alguns amigos a localidade de Rio Manin, Treviso no sítio da família Ubbiali, do qual ele é descendente por via materna,  para comemorar os seus quarenta e cinco anos. O Bauco também estava presente. Auguroni Tosaton!!!

 EL CUOCO FERA

No registro fotográfico o neoveneziano da terra do principado de Caravaggio, o chef gastronômico Fera Ghellere com o livro 60 sabores do professor Nilson Olivo.  Fera será o chef oficial da primeira reunião ordinária deste ano da Confraria neoveneziana Pan & Vin, que acontece na próxima segunda feira. Bravissimo!!!

DEA UA PAR EL VIN

Os familiares proprietários da vinícola neoveneziana Casa Savoia passaram esta semana selecionado uvas “merlot” proveniente da serra catarinense. Segundo o sócio Altanir Jaime Gava as uvas são de boa qualidade, isso que dizer que teremos excelentes vinhos. Dopo proemo cuesto vin… Cin-cin!!!

Baucando

Há poucos dias no nordeste da Itália na província de Udine uma brasileira da região central do Brasil cortou o órgão genital do seu namorado italiano, por ele a ter traído. Essa moça eu conheço pessoalmente de quando eu morava na Itália, pois, esta bela jovem foi namorada de um neoveneziano por muitos anos.

O primeiro hotel do Distrito de Caravaggio está preste abrir suas portas. Localizado há poucos metros do santuário de Caravagggio, a obra é atrativa em sua arquitetura que transporta as edificações do norte da Itália. Denominado Hotel Dolomiti em alusão as cortinas de montanha daquela região. Edésio Spillere sócio majoritário do investimento afirma que será inaugurado no final de maio durante a tradicional festa da Madona. Beo!!!

El vin l’è ‘l late dei veci. Un gran strucon ai tosi e un beo baseto ale tose!!!

 


Topo