Macaco avistado em São Bento Alto pode estar com Febre Amarela

Um macaco bugio, que parece estar doente foi visto pelas redondezas da comunidade de São Bento Alto. As autoridades locais alertam que o animal pode estar contaminado com a Febre Amarela e pedem a colaboração e cuidado da população para recolher e examinar o bicho.

A Vigilância Epidemiológica de Nova Veneza ressalta que a melhor forma de prevenir a Febre Amarela é através da vacinação.

A Febre Amarela é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Haemagogus e Sabethes. Embora o macaco bugio não transmita a doença, sua aparência doente é um forte indício de que o vírus pode estar circulando na região. Por isso, as autoridades pedem que a população não se aproxime do animal e entre em contato com a Vigilância Epidemiológica caso o avistem.

Conforme Abel Araújo, da Vigilância Epidemiológica, mesmo que o macaco realmente esteja infectado, a população não corre o risco de contrair a doença através do contato com o bicho. Porém como é um animal selvagem, é passível a transmissão de outras doenças. A Vigilância Epidemiológica de Nova Veneza ressalta que a melhor forma de prevenir a Febre Amarela é através da vacinação. A vacina é altamente eficaz e protege por toda a vida.

Por Flávia Bortolotto