Lista de verificação de devida diligência da sala de dados virtuais

A lista de verificação moderna da data room virtual é um elemento frequentemente esquecido do processo de M&A. O facto de todos os maiores bancos de investimento do mundo utilizarem agora salas de dados virtuais, as suas funcionalidades e capacidades disponíveis, tudo isto indica a importância das salas de dados virtuais no processo de M&A.

Cada parte também possui uma lista de verificação de data room virtual que deve ser seguida antes de cada uso. As melhores salas de dados virtuais oferecem recursos de gerenciamento abrangentes para vários projetos de negócios e uma excelente experiência para o usuário final.

Salas de dados virtuais modernas ajudam efetivamente dezenas e centenas de empresas a se prepararem para fusões, aquisições e investimentos. Você deve estar ciente da lista de verificação da sala de dados virtual para garantir que sua sala de dados virtual esteja funcionando da maneira mais eficiente possível.

Notas para iniciantes

Uma data room virtual bem projetada é uma ferramenta importante para startups que buscam financiamento entre outras fontes. Durante o processo de fusões e aquisições, ainda mais startups do que grandes corporações abordam dezenas de potenciais investidores em busca de capital de crescimento.

Repetir o processo sem uma data room virtual prejudicará seus negócios antes mesmo de começar. Uma data room virtual mostra aos investidores que suas intenções são as mais sérias possíveis. Portanto, a lista a seguir se aplica aos fundadores de startups, bem como às suas empresas registradas.

O que deve estar presente em uma data room virtual?

Digamos que você invista em uma data room virtual. Agora é hora de começar a adicionar documentos. Então você parou e se perguntou. “O que há para adicionar?” Não se preocupe. Você não é o único que pensa assim.

Muitos novos usuários não familiarizados com os recursos de gerenciamento de projetos de salas de dados virtuais podem ficar impressionados com a quantidade de opções que as ferramentas de gerenciamento de projetos oferecem.

Isto significa que o espaço de dados deve incluir todos os participantes no processo de F&A, ou seja, tanto compradores como vendedores. Do lado da compra, isso inclui documentos já fornecidos pelas empresas vendedoras, seus depoimentos e outras informações sobre essas empresas (como recibos, cadeias de e-mail, NDAs, etc.). A página do vendedor contém:

  • Todos os documentos que o comprador solicita deliberadamente na fase de contacto inicial (documentos de vendas, relatórios independentes, etc.);
  • Quanto mais clientes você conectar, mais documentos serão necessários;
  • Especialmente para um cliente, o processo de due diligence pode ser um grande projeto (ou um projeto dentro de um projeto).

Com as métricas certas, você pode maximizar o valor do seu negócio e fornecer insights que o ajudam a tomar melhores decisões.

O papel da sala de dados virtual nas transações de due diligence

O espaço de dados virtuais mudou nos últimos cinco anos. Não se trata de arquivos de documentos, mas de ferramentas para ajudar a tornar os processos de fusões e aquisições mais eficientes (especialmente a parte de due diligence das fusões e aquisições). Solicitações: em vez de enviar solicitações por correio, o data room virtual permite que os usuários criem solicitações no data room virtual e definam o nível de urgência de cada solicitação.

Acesso: Adicione ou remova usuários da parte confidencial, privada ou pública da operação. As pessoas veem apenas o que querem ver. Gráficos de progresso: Os projetos contam com ferramentas de progresso contínuo que mostram onde estão as coisas, o que ficou para trás e o que ainda precisa ser feito. Estrutura: A sala de dados virtual utiliza uma estrutura de diretórios para que todos os documentos sejam devidamente organizados e facilmente acessíveis. Segurança: uma sala de dados virtual mostrará aos seus parceiros de negócios que você leva a segurança dos dados a sério.

Lista de verificação de devida diligência da sala de dados virtuais

Se precisar de uma lista de verificação de data room virtual para ajudá-lo em sua devida diligência, você deve saber o que está incluído nesta lista de verificação. Esta lista de verificação está dividida em seções que cobrem questões-chave de preocupação para uma auditoria adequada do data room.

Direito, negócios, finanças, recursos humanos, propriedade intelectual, tecnologia da informação, proteção ambiental, impostos. Você provavelmente já abordou a maioria dos pontos e, se sim, ótimo. No entanto, é importante reconhecer que a maioria das empresas tem espaço para melhorar a sua devida diligência e precisão da informação, e isso ajudará a identificar as melhores práticas que podem estar a ser negligenciadas. Além disso, aqui está uma lista de verificação do data room para ajudá-lo a aproveitar ao máximo.

Assuntos jurídicos: organograma mostrando a estrutura da empresa e de todas as suas subsidiárias e coligadas. Uma lista de todas as jurisdições nas quais a empresa e suas subsidiárias e afiliadas estão autorizadas a fazer negócios. Revisão das transações com partes interessadas nos últimos três anos. Isto inclui condições físicas adequadas e procedimentos de teste/validação.