Liberação da Feira do Brás em Nova Veneza deixa comerciantes locais irritados

A liberação do alvará para o funcionamento da Feira em Nova Veneza causou descontentamento no comércio local.

Os feirantes puderam trabalhar normalmente desde a última quinta-feira, 14, no salão da Igreja Matriz São Marcos. De acordo com o presidente da CDL de Nova Veneza, Ricardo Paes, dois pontos chamaram a atenção dos comerciantes.

“O primeiro deles foi a igreja ter alugado o espaço para esse tipo de evento, um comércio desleal, e com produtos falsificados. E o erro mais grave do Poder Público em ter liberado o alvará, mesmo havendo Lei municipal proibindo”, explica.

A CDL foi atrás dos responsáveis, e até conseguiu a revogação do alvará de funcionamento, mas como ele havia sido liberado há 15 dias, o advogado da Feira do Brás conseguiu uma liminar na justiça permitindo a continuidade dos serviços. “Houve um desencontro muito grande de informações. Procuramos as Polícias Federal, Militar e Civil, mas não tivemos respaldo, mesmo sabendo que estavam sendo comercializados produtos falsificados. Eles alegaram que não tinha competência para agir, e a falta de efetivo”, comenta Paes.

Na segunda-feira, 17, último dia de funcionamento da Feira do Brás, os comerciantes procuraram o prefeito Rogério Frigo para cobrar uma explicação. Durante a reunião foram informados de que o Chefe do Executivo baixou um decreto determinando que a liberação do alvará seja feita daqui em diante somente com assinatura do prefeito.

Regularização das feiras

“Esse projeto tem sido repassado pela Federação das CDL’s, e visa regulamentar o funcionamento das Feiras. Neste caso específico faltou cumprir a Lei municipal já existente, mas nós vamos abrir um debate maior sobre o assunto”, antecipa.

O presidente da CDL explica que o prejuízo ao comércio neoveneziano será sentido daqui dois, ou três meses. “O dinheiro não está sobrando, e as pessoas acabaram gastando com gente de fora. Vamos sentir o reflexo mais na frente, porque quem tinha para gastar já o fez”, lamenta.

Para fazer valer a Lei atual que prevê a solicitação do alvará com 60 dias de antecedência, com consulta prévia do CDL, e com 50% do local resguardado para os comerciantes de Nova Veneza, a CDL procurou o vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) buscando a aprovação de uma nova Lei criando regras para evitar o que aconteceu no final de semana.

João Manoel Neto / Willians Biehl

Liberação da Feira do Brás em Nova Veneza deixa comerciantes locais irritados
Liberação da Feira do Brás em Nova Veneza deixa comerciantes locais irritados
Liberação da Feira do Brás em Nova Veneza deixa comerciantes locais irritados
Liberação da Feira do Brás em Nova Veneza deixa comerciantes locais irritados

 

74 Comentários

  1. Sim. E pior ficam criticando cada comentário. Cada um tem sua opinião. Isso facebook cada um tem o sua e posta oque quiser… quem goste ou não.

  2. Mas ai q tá o povo nao tem culpa,quer mais é aproveitar pois o Feirão do Brás tbm nao tem culpa alguma pois deram liberdade para vim,comerciantes tem mais é q cobrar do poder publico lá no gabinete do bonito e nao do povo….só acho,caso esteja errada essa é minha opinião.

  3. Sabrina nada pessoal contra vc e sim só pelo seu comentário vc vendia roupas anos atras esqueceu?….quando foi que vc deu uma nota fiscal pro cliente do seu produto?

  4. Quem está ligando pra marca genteeeeee foi a melhor coisa que foi feita foi o Brás vir pra pessoas olharem oq os logísticas exploram das pessoas….muito comerciante metendo o pau ai no face e estava lá comprando….não vou citar nome muita gente viu chega ser ridículo e outra pessoas que já venderam roupas tipo sacoleiras tem a coragem de falar de nota?….kkkkk gente quando foi que essa pessoa deu uma nota fiscal quando vendia…..e quem aqui procurou marca….eu a justiça autorizou se ligam.

  5. Aqui quando alguém expressa opinião é condenado. Povo tem que aprender que cada um tem sua opinião, cada um pensa de uma forma.

  6. Irritados simplismeente porque vice entra numa loja e os preços estão absurdo de caro parabéns ao prefeito que aceitaram a população muitos não conseguir ir ate são paulo parabéns .e o Zé Povinho das lojas quem sabe baixam os preços ne.

  7. Quanto mimimi! Mês que vem tem festa em Caravaggio e vai ter um monte de barracas vendendo de tudo. Aposto que ninguém vai falar nada. E olha que tem todo ano!

  8. Sabrina Zuchinali Ghislandi, será que alguém da administração pública não levou sua comissão para liberar esta feira? E a igreja, ou seja, o padre, quanto ganhou? É muito estrando os órgãos públicos simplesmente fecharem os olhos para toda e qualquer fiscalização. Segundo umas pessoas as quais compraram produtos na feira não havia NOTA FISCAL ou CUPOM FISCAL de nada. Como podem permitir um comércio nestas condições? No meu ponto de vista, só com propina mesmo. Para mim não resta qualquer dúvida.
    Quanto ao padre, o que é dele está guardado. Ele que venha pedir oferendas para próxima festa de igreja. Vou pedir para ele pedir para o pessoal da Feira e para membros do poder público.
    Particularmente fiquei indignado de como esta feira foi feita.

  9. Sabrina Zuchinali Ghislandi, será que alguém da administração pública não levou sua comissão para liberar esta feira? E a igreja, ou seja, o padre, quanto ganhou? É muito estrando os órgãos públicos simplesmente fecharem os olhos para toda e qualquer fiscalização. Segundo umas pessoas qual a comprou produtos na feira não havia NOTA FISCAL ou CUPOM FISCAL de nada. Como podem permitir um comércio nestas condições? No meu ponto de vista, só com propina mesmo. Para mim não resta qualquer dúvida.

  10. Sabrina Zuchinali Ghislandi, será que alguém da administração pública não levou sua comissão para liberar esta feira? E a igreja, ou seja, o padre, quanto ganhou? É muito estrando os órgãos públicos simplesmente fecharem os olhos para toda e qualquer fiscalização. Segundo umas pessoas qual a compraram não havia Nfe ou CUPOM FISCAL de nada. Como podem permitir um comércio nestas condições? No meu ponto de vista, só com propina mesmo. Para mim não resta qualquer dúvida.

  11. Você sabe quanto essa feira tirou do município? Não é só o comerciante que perdeu. Esse dinheiro deixou de circular na cidade. Você é livre para comprar aonde quiser. Não posso te garantir a procedência de todos os produtos aqui vendidos no comércio. Mas o cupom fiscal ta ali, bonitinho para quem quiser ver. Quantas notas você consumidor do feirão recebeu? O município lucrou um misero alvará com o evento. Sem contar que os produtos lá comercializados eram só falsificação. O comércio é fiscalizado constantemente e na hora de fiscalizar aquele PILHA de produto falso não foi possível fiscalização de nenhum órgão. Infelizmente não ouve justiça. É seu direito buscar um melhor preço, é muitoooooo seu direito. Mas você reclama de corrupção e tudo mais, mas adora um produtinho falso, sem nota. Muito fácil assim.

  12. Nossa vocês falam isso porque não tem comércio mas se tive se estaria bem ralada com a feira perto de tua loja nem todos comerciantes vão pra feira vá vocês comprar no Brás o no bom retiro SP ai vocês vão ver a realidade que nos passamos lá em SP querem me criticar podem não ligo pras críticas

  13. Pelo amor de Deus né. O sol nasce pra todos. Todos comerciantes vão pra São Paulo pq sabem q lá é super barato, dai qdo eles vem pra cá fazem isso? Qta receptividade heim povo de Nova Veneza…

  14. Desleal e o preco do comercio de roupas, calcados e comida…
    Tanto em Criciuma como em Nova Veneza….
    Bora procurar promoçao! Feirao!!!
    Liquidaçao….

  15. e só o comercio da veneza abaixar o preço que o povo compra mas querem arrancar o olho pensa que dinheiro da em pé de árvore.

  16. Absurdo é o preço que as coisas são vendidas em Nova Veneza, as coisas na feira do Bras nem eram tao baratas, mas se for comparar com as do comercio local, a diferença é grande. Temos que ter essas oportunidas de comprar mais barato na cidade sim.

  17. Sim para os comerciantes foi ruim a vinda da feira do Brás entendo eles,mas para nova veneza foi bom passou não sei quantas pessoas de outros municípios aqui,que com certeza voltarão visitar nossa cidade, e olha que chique gente nova veneza com a tal famosa feira do Brás em!!!

  18. O povo neoveneziano faz tempo que vai a Criciúma comprar, pois com os presos absurdos que estão vendendo ninguém tem dinheiro pra botar fora. Parabéns ao responsável que liberou o alvará.

  19. Kkkk os comerciantes daqui vão pra São Paulo, trazem os mesmos produtos, colocam margem de lucro de 300% (isso mesmo) e ainda querem falar que a feira faz concorrência desleal.. a me poupe né, querem enriquecer as custas do povo!

  20. Ignorância MEU Deus. . Sol nasceu para todos. Tudo que trazem para Nova Veneza afeta esse povo. Se é food truck afeta a gastronômia.. se é roupa afeta o comércio. Pelo amor… nada haver né.

  21. É só o “comércio”local vender com preços justos que todos possam comprar que não tem crise…mas auerem vender os mesmos produtos com um preço absurdo!!

  22. Tem que ficar irritado mesmo, quer vender tudo pelo olho cara, sendo q a maioria desses comerciantes , pega roupas lá no Brás e vem vender aqui , metendo a faca em alguns trouxas.

  23. (um comércio desleal, e com produtos falsificados…)??? a maioria dos produtos das lojas da veneza,sao exatamente os mesmos que vendem na 25 de março ou no bras la em são paulo só que com o preço absurdamente alto,deixa o povo vender as coisa sem paz,compra quem quer.