Lei confere a Braço do Norte título de Capital Nacional do gado Jersey

Os criadores de gado Jersey em Santa Catarina, principalmente, os de Braço do Norte, estão comemorando a aprovação no Senado do Projeto de Lei 74/2013, que confere ao município o título de “Capital Nacional do gado Jersey”. A proposta é de autoria do deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB) e segue agora para sanção presidencial.

A presidente da regional Sul da Associação de Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), moradora de Nova Veneza e produtora de gado Jersey, Maria Rosinete Souza Effting, a “Rosi”, acredita que a aprovação vai ajudar no desenvolvimento do setor. “É importante esse reconhecimento aos pequenos produtores, que trabalham com quantidade e qualidade. Atualmente Braço do Norte tem os melhores bovinos Jersey do Brasil, vencendo exposições e exportando os animais para Estados como São Paulo de Rio Grande do Sul”, explica Rosi.

500 mil litros por dia

A produtora, que mora no centro de Nova Veneza, tem um sítio na comunidade de Riacho Alegre Pinheiral, em Braço do Norte. Na cidade, são produzidos diariamente cerca de 500 mil litros de leite. “O gado Jersey tem se consolidado no mercado pela qualidade de sólidos: gorduras e proteínas. Enquanto são necessários 10 litros de leite do gado holandês para se fazer um quilo de queijo, sete litros de Jersey fazem o mesmo queijo muito melhor”, coloca.

Rosi agradece ao deputado Ronaldo Benedet pelo esforço na aprovação da nova Lei. “Procuramos o deputado há quatro anos, e dissemos que entre todas as prioridades de Braço do Norte, esta era a mais requisitada. Esse reconhecimento vai ultrapassar fronteiras e ajudar muito os produtores. Por isso nosso agradecimento ao Benedet. Vamos comemorar juntos na Feagro 2017, que começa dia 7 de junho e vai receber mais de 70 mil pessoas”, comemora.

Na justificativa da proposta, o deputado Ronaldo Benedet conta que a cidade “realiza, anualmente, a maior exposição de gado Jersey da América Latina” e que acredita ser importante para o município ter notoriedade nacional e internacional, pois isso “impulsionará a economia local que se baseia, principalmente, no manejo do gado leiteiro”.

Preço estável

Diferentemente do ano passado, o preço do leite está estabilizado no mercado. O principal fator é o barateamento do preço dos grãos. “Financeiramente o mercado está bom, evoluiu bem. Conseguimos vender o litro a R$ 1,36, R$ 1,40, podendo cuidar melhor do gado, evitando doenças e agregando ganho ao produtor”, coloca.

A presidente da ACCB Sul também enaltece a evolução genética dos últimos anos. “De 10 anos para cá melhorou muito. Atualmente a maioria dos produtores faz inseminação artificial, com a escolha do touro certo, sem ter que fazer experiências como antigamente. A tecnologia e a comunicação ajudaram muito”, finaliza.

João Manoel Neto

Lei confere a Braço do Norte título de Capital Nacional do gado Jersey

2 Comentários