MIRAGLIA ZE TERON NEOVENESIAN
Essa semana conheci pessoalmente o engenheiro Cláudio Miraglia filho de imigrantes italianos que vieram para Criciúma na década de 50. Sua mãe é triestina, ou seja, da província de Trieste que fica no extremo nordeste da Itália, próximo a Áustria.
Seu pai era da Catanea que fica na região da Sicilia no extremo sul da península itálica. Sr. Claúdio Miraglia narrou que seus pais eram muito amigo do saudoso Dr. Dino Gorini médico italiano radicado em Nova Veneza de renome regional pelo seu excelente profissionalismo.
Nos últimos dias de gravidez, sua mãe ficou hospedada em Nova Veneza no antigo hotel da saudosa Armida Crippa Burigo esperando para dar a luz no hospital São Marcos com atendimento do médico amigo. Aqui na capital mundial da Polenta nasceu e foi registrado seu Claúdio Miraglia. No registro Claudio com esposa Célia Ramos e o neto Artur Miraglia Fries. “Grasie dela amisisia consitadino!!!”
PIANTAR GRANO-TURCO COL XAXO
Aos 83 anos o senhor André Gava ainda cultiva o plantio do seu próprio milho nativo para consumo familiar com técnica muito antiga, a plantação feita com o “xaxo”, que é um bastão que perfura a cova e depois é coberta com o mesmo, ou com os próprios pés. “Bravo Armando!!!”
PRETE SERTANEJO NTEA FESTA DELA GASTRONOMIA
Mas, tem outra novidade para a prolongada e tradicional festa que um marco neoveneziano e atrai muitos turistas de todo Brasil.
Esse ano, um momento durante a festa, a musicalidade italiana será interrompida por barulhos de motores, hélices e fumaça colorida, pois as esquadrilha da fumaça fará espetáculo no céu neoveneziano durante a festa. “Prete famoso! Ma si casca zo el avion???”