As necessidades dos descendentes de italianos no exterior foram expostas e oficializadas durante a “Consulta dei Veneti nel Mondo”, evento realizado anualmente na Itália. Neste ano, o encontro mundial ocorreu na cidade de Treviso e reuniu descendentes de países como Argentina, Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá, Itália, Suíça, Venezuela e Uruguai.
Os debates envolveram a apresentação da aplicação de recursos em projetos já selecionados em 2022, aporte financeiro por parte da região do Veneto para 2023 e apresentação de propostas dos participantes. Uma das federações com representatividade foi o Comitato Veneto di Santa Catarina (Comvesc) através do consultor José Crepaldi, de Siderópolis, e da jovem Eliana Maccari, de Urussanga, ambos da região sul catarinense.
Na oportunidade, o consultor Crepaldi defendeu a continuidade de uma aproximação e desenvolvimento de projetos envolvendo o setor vitivinicultor de Santa Catarina e as colinas do Prosecco de Conegliano e Valdobbiadene, reconhecidas como patrimônio mundial da Unesco.
Durante o encontro de jovens, Eliana expôs ações integrando estudantes como a possibilidade de intercâmbio com a Scuola Enologica di Conegliano, a mais antiga da Itália, e troca de cartas envolvendo crianças entre municípios que possuem pacto de amizade com cidades italianas, a exemplo de ação feita entre Longarone (Itália) e Urussanga (Brasil) há quase 20 anos.
Além dos debates, a agenda oficial da “Consulta dei Veneti nel Mondo” possibilitou um encontro dos participantes com o presidente da região do Veneto, Luca Zaia, no palácio em Venezia, e outras vivências culturais e econômicas abrangendo arte, arquitetura, gastronomia, negócios e patrimônios. Ao final do evento, dois documentos oficiais foram encaminhados e assinados pelo grupo de consultores e também pelos jovens com o objetivo de legitimar as demandas e propostas mundiais à região Veneto.
Redação Portal Veneza