Estamos no verão europeu e agosto é o mês mais esperado pelos italianos e turistas que aqui visitam o país com seus belos lagos e praias.

Dia 15 de agosto é comemorado o Ferragosto. É como se fosse o réveillon no Brasil, o auge das férias na Itália. Ferragosto é uma tradição muito antiga que significa ‘férias de agosto’, o repouso do término do trabalho no campo.

Conversando com os mais velhos eles dizem que antigamente as pessoas pegavam férias apenas em agosto, mas isso mudou porque hoje em dia existem muitas indústrias, uma vez era mais trabalho no campo.

Lago di Garda, Itália.

Percebe-se o grande fluxo de carros nas rodovias já na metade do mês de junho indo para a região dos lagos como: Lago di Como na divisa com a Suíça e Lago di Garda entre as províncias de Brescia e Verona no norte do país. A grande maioria dos frequentadores dos lagos são turistas alemães, holandeses, dinamarqueses, austríacos, suíços e suecos. Já o turista italiano prefere o litoral, principalmente as belíssimas praias do Sul do país.

Lago di Como, Itália. ©iStock.

Mas também tem aquele turista que prefere as montanhas para escapar do calor que bate os 40 graus, como por exemplo, os habitantes da baixa Veronese que vão para Lessínia, que são as montanhas da província de Verona.

Lessínia, Itália.

Para se ter uma ideia, existem dezenas de casas só na cidade de Bosco Chiesanuova que são alugadas para os turistas de julho a setembro por um valor de 2.500 euros em média. O resto do ano essas casas ficam fechadas porque não compensa alugar o ano todo, sendo que o aluguel custa 250 euros por mês. Isso quando encontra quem queira morar nas montanhas o ano todo.

Nesse período festivo as cidades de montanha ficam lotadas de turistas durante à noite ao som de muita música, principalmente latina e brasileira. Durante o dia as pessoas caminham nas montanhas carregando lanches em mochilas e fazendo piqueniques com a família.

O que é mais importante, você não vai pagar mais porque é período festivo, pra quem vive aqui, viaja, passeia, come bem e bebe bem com pouco dinheiro.