Prefeitura
Região

Inicia nesta sexta, 13, no Oikos, em Criciúma curso de Permacultura com certificação internacional

Criciúma (SC) Inicia nesta sexta-feira, 13 de julho, e vai até o próximo domingo dia 22, no Oikos, em Criciúma, um inédito curso de imersão intitulado PDC – Certificação de Design em Permacultura com certificação internacional. Coordenado pela estação de Permacultura Nova Oikos, de Camboriú, o curso tem como objetivo apresentar ferramentas teóricas e práticas para possibilitar aos participantes o planejamento e criação de espaços onde todos os elementos se relacionem de modo favorável ao seu desenvolvimento sadio.

O curso PDC significa, ao pé da letra, Permaculture Design Course (Curso de Design em Permacultura) e foi desenvolvido pelo Bill Mollison, co-criador da Permacultura, para facilitar o ensino e aprendizado dos princípios e fundamentos do design sustentável. O curso tem um currículo internacional de 72 horas e segue mundialmente o mesmo formato, para garantir a integridade do processo de certificação.

Segundo a certificadora do curso, Mildred Gustack Delambre, a Permacultura é, em primeiro lugar, “um método de planejamento a partir do qual é possível organizar e criar espaços que possibilitem um equilíbrio entre o homem e a natureza, nas diferentes dimensões da vida”. Por isso, lembra ela, uma das habilidades principais desenvolvidas ao longo do curso, “é o olhar integral do sujeito em relação ao ambiente no qual está inserido”. Por integral, conceitua Mildred, entende-se um olhar a partir do qual é possível perceber e avaliar todos os elementos que compõem um sistema, observando, assim, as diferentes qualidades e fragilidades.

Para a certificadora, este curso visa empoderar os participantes sobre a capacidade de formular respostas e soluções de acordo com as demandas de cada ambiente, “sempre baseadas nos princípios éticos e de design ecológico da Permacultura”. Como diferencial, a Nova Oikos oferece, além do conteúdo padrão, 14 horas destinadas à atividades e conteúdos como: design social, processo projetual, excursão para visita a cachoeira e yoga, esta facilitada pela professora Derci Wotmeyer, do Oikos.

Gran Amore
Bel Mercearia
Ótica NSA
Veneza Construções
Dolomiti Caravaggio
Pilar lateral 125px

Ao finalizar, Mildred Gustack Delambre lembra que não há pré-requisito para participar do curso. Pode participar “qualquer pessoa que questione o funcionamento do mundo ao seu redor e que queira atuar com agente de impacto positivo na sua comunidade”. Todos os inscritos vão ganhar um exemplar do livro “Compostela – Muito além do caminho de Santiago”, de Beto Colombo e Mhanoel Mendes.

Mhanoel Mendes

20180619_081500
20180619_081533
20180619_065044
20180619_081421

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply


Coopera rodapé
Topo