Carlos Cypriano João

Incêndios: prevenir para não remediar

Quando há oportunidade de sair caminhando pelas ruas da cidade, digo nas calçadas, temos o prazer de encontrar os amigos, rever conhecidos e se houver tempo aquela prosa é sempre bem-vinda. Nessas idas e vindas com certeza você já se deparou com uma tampa de ferro ao chão escrito incêndio, pois é,apresento aos leitores o hidrante de recalque de calçada, veja na foto abaixo:

O hidrante de recalque fica a calçada de forma subterrânea a frente de edifícios residenciais e de empresas (de acordo com o tamanho da edificação). O profissional Engenheiro contempla o Hidrante de recalque no Projeto Preventivo Contra Incêndio – PPCI, documento este, que é apresentado ao Setor de Atividades técnicas do Corpo de Bombeiros Militar.

Estão lembrados né!? Os Bombeiros em situação de incêndio retiram a tampa de ferro e conectam uma ponta da mangueira no caminhão e outra no hidrante de recalque, para injetar água na tubulação do prédio, dando início ao combate às chamas ou mesmo para recarregar de água o tanque deste mesmo carro. Mas nem sempre existe manutenção regular neste equipamento, o que há é a questão do vandalismo e furto destes materiais. Como podemos ver abaixo:

Você observou acima uma caixa de hidrante de recalque tomada por terra, sem o adaptador, sem tampão deste adaptador, e como vimos sem a tampa de ferro para abrigar todo material. Cabe manutenção periódica nas caixas. Você síndico do condomínio ou brigadista de empresa, deve ficar atento a esta pauta, pois, se ocorrer incêndio e não haver os equipamentos necessários no hidrante de recalque, poderá dificultar a incursão dos militares. Além do não pagamento do Seguro Incêndio o que acarretará em prejuízo duplo ao proprietário.

Quiçá, pudessem existir Bombeiros presentes em cada edificação, mas como isso não confere com a realidade, é de nossa responsabilidade assumir a prevenção contra incêndios juntamente com os homens e mulheres do fogo. Sejamos proativos efetuando a manutenção deste importantíssimo equipamento que faz parte do sistema hidráulico preventivo das edificações onde moramos ou labutamos.

As alterações vistas nas imagens foram informadas aos responsáveis das edificações, para devidas correções.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.